Órgão da ONU lança concurso acadêmico sobre refugiados

Fonte Agência FAPESP 14/05/2012 às 23h

Órgão da ONU lança concurso acadêmico sobre refugiados

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) acabam de lançar o Concurso Nacional de Estudos Acadêmicos e o Concurso de Logomarca da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

O primeiro tem como objetivo incentivar a pesquisa, reflexão, discussão e produção intelectual sobre a questão dos refugiados, da apatridia e dos deslocamentos forçados em toda a comunidade acadêmica brasileira. O outro visa criar uma identidade visual para a CSVM e vai selecionar uma imagem para representar a Cátedra.

O concurso para escolha da logomarca é aberto a todos os interessados, sendo que a participação de solicitantes de refúgio e refugiados residentes no Brasil é especialmente incentivada.

Já o concurso de estudos acadêmicos é restrito a estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A inscrição em ambos é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de junho. Para participar basta enviar os documentos e o trabalho gravado em um CD para o ACNUR. O endereço é caixa postal 8560, CEP 70312-970, Brasília (Distrito Federal).

Os trabalhos científicos serão premiados nas categorias “Melhor tese de doutorado”, “Melhor dissertação de mestrado” e “Melhor artigo acadêmico”.

Os primeiros colocados terão suas pesquisas publicadas no site do ACNUR Brasil e incluídas na reedição do Diretório de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Refúgio, Deslocamentos Internos e Apatridia.

No caso do concurso da logomarca não há categorias. Apenas uma será declarada vencedora, incorporada pela CSVM e divulgada nos sites do ACNUR Brasil e das Universidades conveniadas, sendo também utilizada em cartazes panfletos, publicações ou outros mecanismos de divulgação dos eventos relacionados à Cátedra.

Mais informações: www.acnur.org/t3/portugues

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 14/05/2012 ás 23h

Compartilhe

Órgão da ONU lança concurso acadêmico sobre refugiados