Organização Mundial de Saúde Animal emite relatório de avaliação sobre o Brasil

Fonte Ministério da Agricultura 16/08/2014 às 11h
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) emitiu relatório de visita ao Brasil. Uma equipe avaliou o serviço veterinário do País, por meio da metodologia Performance Vision Strategy (PVS). A visita foi realizada entre os dias 10 e 28 de fevereiro e passou por 12 estados brasileiros. De acordo com o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, a avaliação foi favorável e contou com observações que ajudarão a aperfeiçoar o serviço veterinário nacional.

A avaliação foi ampla, envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as estruturas operacionais e funcionais dos estados. Também foram avaliados a performance das escolas de veterinária no ensino e na pesquisa, a participação e os compromissos da cadeia agroprodutiva, bem como os órgãos que regulamentam e fiscalizam a atuação dos profissionais da área como, por exemplo, os conselhos de medicina veterinária.

Como uma das orientações contidas no PVS, a organização sugeriu concentrar esforços não só na construção de estratégias para combate às doenças de grande impacto econômico, mas também àquelas que causam prejuízos à saúde animal e humana.

“O relatório, considerado como positivo, deriva da seriedade, da transparência, do compromisso dos profissionais direta e indiretamente envolvidos e da qualidade das respostas aos questionamentos feitos. As orientações relativas aos pontos considerados como frágeis nos orientará na adoção de medidas corretivas e no enfrentamento dos desafios do futuro”, resume Guilherme Marques.

Ele conta que em 2007 o Brasil foi o primeiro País do mundo a manifestar interesse em ser submetido a este sistema de avaliação autorizando, inclusive, a OIE a disponibilizar o relatório em sua página na internet.

O diretor acredita que as conclusões do relatório servirão de diretrizes para aperfeiçoar e potencializar o trabalho realizado, além de renovar as alianças entre os diversos atores envolvidos no serviço, ampliando a atuação nas áreas de saúde animal e pública.

Segundo Guilherme Marques, apesar de não ser obrigatória a publicação, a intenção é que a organização dê publicidade mundial a esse material. “Entendemos que a transparência é o que sustenta a credibilidade de nossas ações. Faremos frente aos desafios mundiais no sentido de nos mantermos no caminho de ser o maior exportador de proteína animal do mundo”, completa.

O próximo passo consiste em convidar todos os envolvidos no serviço veterinário brasileiro e expor os resultados da avaliação e estruturar aperfeiçoamentos nos pontos de competência de cada setor, público e privado.

Ministério da Agricultura
Fonte Ministério da Agricultura 16/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Organização Mundial de Saúde Animal emite relatório de avaliação sobre o Brasil