Ordem do Mérito Cultural

Fonte Ascom - MinC 09/05/2013 às 16h

Qual personalidade você gostaria de homenagear com a Ordem do Mérito Cultural? A partir desta quarta-feira (8), até o dia 28 de junho, o Ministério da Cultura (MinC) recebe indicações para a edição de 2013 do prêmio. A condecoração é dada a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. A edição deste ano da Ordem do Mérito Cultural homenageia Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer. O Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, criado pelo arquiteto e que recebeu grande escultura da artista japonesa, será palco da cerimônia de entrega dos prêmios.

As indicações podem ser feitas por qualquer pessoa através de um formulário online (clique para acessar)
Ou via correio, por meio do seguinte endereço:

Ordem do Mérito Cultural 2013

Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal

O que é a Ordem do Mérito Cultural

A homenagem foi instituída pela Lei nº 8.313, de 1991 e regulamentada pelo Decreto nº 1.711, de 1995 e é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro.

Todos podem indicar pessoas ou entidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições à cultura.

Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Integram este Conselho a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os nomes aprovados pelo Conselho seguem então para a Presidência da República.

Os agraciados recebem a insígnia das mãos da presidenta da República, que é a grã-mestre da Ordem, e da ministra da Cultura, a chanceler.

Classes da OMC

A Ordem é composta por três classes: Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro. É possível que a mesma pessoa receba a comenda mais de uma vez, só que em classes diferentes. Os órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras são admitidos na Ordem sem grau de classes.

Agraciados

Desde 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes, assim como 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes, sempre respeitando a diversidade dos segmentos culturais. Dentre os agraciados, destacaram-se Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Cesária Évora, Zuzu Angel, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues, Academia Brasileira de Letras e Clarice Lispector, entre outros.

Para dúvidas e informações sobre as indicações, entre em contato com:

Thiago Andrade

Tel.: (61) 2024-2406

Ascom - MinC
Fonte Ascom - MinC 09/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Ordem do Mérito Cultural