Operários trabalham nos acertos finais da varanda onde papa eleito dará primeira bênção

Fonte Agência Brasil/EBC 11/03/2013 às 9h

 Vaticano – A menos de 24 horas do começo do conclave (que vai eleger o papa), são feitos hoje (11) os últimos preparativos na Varanda Central da Basílica de São Pedro. No local, o papa eleito é apresentado ao mundo, acena para os fiéis e dá a primeira bênção como pontífice. No local, agora de manhã, operários organizam a estrutura física e as cortinas na cor vermelha a fim de deixar tudo em ordem para amanhã (12).

Tradicionalmente, o papa eleito aparece na Varanda Central da Basílica de São Pedro após a conclusão da contagem dos votos do conclave, a decisão de aceitar a escolha dos cardeais e a emissão da fumaça brança, na basílica. A imagem costuma emocionar fiéis que se aglomeram na Praça de São Pedro em busca da bênção.

No começo da manhã, às 9h30 (13h30 de Brasília), começou a última congregação, reunião que antecede o início do conclave marcado para esta terça-feira à tarde. Às 13h (9h de Brasília) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, concederá entrevista. Ele costuma detalhar o que foi discutido pelos cardeais, que debatem questões filosóficas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana.

No entanto, nos últimos encontros, os cardeais têm discutido o perfil do sucessor do papa emérito Bento XVI. O esquema de segurança na área onde estão os cardeais foi reforçado: um sistema de controle está em funcionamento, impedindo o acesso à internet por wifi e o uso de telefone celular.

Jornalistas, mesmo os credenciados (aqueles que têm autorização), não podem fazer imagens nem coletar entrevistas na área onde estão os cardeais, nem na Praça de São Pedro. O tempo não colabora, pois chove de forma contínua.

Agência Brasil/EBC
Fonte Agência Brasil/EBC 11/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Operários trabalham nos acertos finais da varanda onde papa eleito dará primeira bênção