ONU doará 92 toneladas de alimento a vítimas do furacão Ida

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O representante na América Central do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM), Dorte Ellehammer, anunciou que o organismo fará doações aos atingidos pelo furacão Ida em El Salvador e na Nicarágua.

O funcionário explicou que o Centro Regional de Resposta Humanitária, localizado na capital salvadorenha, San Salvador, armazena 92 toneladas de alimentos prontos para serem ingeridos, os quais serão distribuídos em 48 horas e poderão alimentar 70 mil pessoas por cerca de quatro dias.

Na Nicarágua, 13 mil pessoas ficaram desabrigadas devido à passagem do furacão Ida, que provocou fortes chuvas, ventos e deslizamentos de terra. Já em El Salvador, fontes locais estimam que o fenômeno deixou 140 mortos em 37 municípios.

"As fortes inundações destruíram povoados inteiros, casas e mataram várias pessoas. Este desastre comprometeu a segurança alimentar de milhares de pessoas para os próximos meses", comentou Ellehammer.

Instituições públicas e empresas privadas salvadorenhas também enviaram voluntários para auxiliar na retirada de escombros, pedras e barros das ruas, após a Defesa Civil anunciar que pode haver corpos em decomposição sob a lama.

A imprensa de El Salvador cogita que cerca de 500 pessoas podem estar soterradas, enquanto outras 13 mil estão distribuídas por 118 albergues.

No último domingo, o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, decretou estado de emergência. O mandatário expressou condolências às famílias das vítimas e disse que, neste momento, El Salvador é uma nação devastada.

A mensagem foi difundida em cadeia nacional de rádio e televisão. Funes estava ao lado da primeira-dama, a brasileira Vanda Pignato.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

ONU doará 92 toneladas de alimento a vítimas do furacão Ida