ONS deve apresentar hoje relatório sobre causas do blecaute de energia em 18 estados.

Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 às 10h

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve entregar na tarde de hoje (4) o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) ao Ministério de Minas e Energia. O documento trará as conclusões dos técnicos do ONS sobre o que ocorreu no último dia 10 de novembro, quando um blecaute deixou 18 estados energia elétrica.

Apesar de o texto não ter sido repassado à imprensa, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, adiantou esta semana que tudo indicava que os isoladores das torres de alta tensão tiveram sua suportabilidade reduzida pela chuva intensa. Assim, segundo Chipp, o relatório deve conter uma sugestão para que esses aparelhos sejam trocados ou adaptados para suportar um maior volume de chuva sem perder a capacidade de isolamento.

Ainda esta semana o diretor de Furnas, Cezar Zani, disse que a companhia já está testando equipamentos que vão proteger os isoladores em caso de chuva forte, chamados de chapéu chinês. Ele também afirmou que, caso fique comprovado que os índices pluviométricos têm subido acima do que preveem as normas brasileiras para os isoladores, equipamentos mais resistentes podem ser implementados nas novas linhas de alta tensão daqui para frente.

O Relatório de Análise de Pertubação tinha prazo para entrega até o próximo dia 12, mas será adiantado.


 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 ás 10h

Compartilhe

ONS deve apresentar hoje relatório sobre causas do blecaute de energia em 18 estados.