ONS: carga de energia do SIN cresceu 0,5% em março

Fonte ONS 07/04/2013 às 20h

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje que os valores preliminares de carga de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional) verificados em março de 2013 indicam uma variação positiva de 0,5% em relação aos valores verificados no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de fevereiro de 2013, verifica-se uma variação negativa de 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses o SIN apresentou uma variação positiva de 3,7% em relação ao mesmo período anterior.

O desempenho da carga no mês de março teve como destaque a alta taxa de crescimento positiva do subsistema NE, explicada principalmente pela ocorrência de temperaturas elevadas com prolongamento do período de seca, e a taxa negativa do subsistema Sul, reflexo principalmente da ocorrência de baixas temperaturas, atípicas para essa época do ano.

Por outro lado, no subsistema SE/CO, a taxa de crescimento reflete a influência do comportamento da indústria, que segundo os dados de Utilização da Capacidade Instalada divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, manteve-se no mesmo patamar do mês anterior, que já demonstrava arrefecimento. Além disso, a ocorrência de menor número de dias úteis em relação ao mesmo mês do ano anterior também contribuiu para o desempenho da carga.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), segundo a FGV, manteve-se estável em 84,1% entre fevereiro e março, porém mantendo-se um pouco acima da média histórica dos últimos cinco anos de 83,5%.

Confira aqui a íntegra do Boletim de Carga Mensal referente a março divulgado pelo ONS.

ONS
Fonte ONS 07/04/2013 ás 20h

Compartilhe

ONS: carga de energia do SIN cresceu 0,5% em março