OMS declara emergência internacional por vírus Ebola

Fonte ANSA 08/08/2014 às 9h
Doença já matou mais de 900 pessoas e atinge África Ocidental

08 Agosto, 08:29•ROMA•ZBF

(ANSA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia causada pelo vírus do Ebola, que atualmente atinge a África Ocidental, é uma "emergência de saúde pública a nível internacional".

Em uma coletiva de imprensa em Genebra, a entidade informou que a classificação de "emergência internacional" requer uma série de medidas extraordinárias de contenção da doença. "A epidemia do Ebola na África Ocidental constitui um 'evento extraordinário' e um risco de saúde pública para os outros países. As possíveis consequências de uma expansão são particularmente sérias, o que exige uma resposta internacional", disse o comitê da OMS.

A entidade ligada às Nações Unidas destacou que esta é a pior epidemia dos últimos 40 anos. Mas comentou que a doença "não é misteriosa" e pode ser controlada. Portanto, ainda não será preciso restringir viagens a países contaminados.

O vírus do Ebola, descoberto em 1976 e cujo índice de mortalidade pode chegar a 95%, é facilmente combatido com água e sabão. A doença é transmitida através de fluídos corporais, como vômitos, secreções e excrementos. Desde o início do ano, mais de 900 pessoas morreram em decorrência do vírus, e os países mais afetados são Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu para que a comunidade internacional ajude os países que enfrentam a epidemia. "As nações atingidas pelo vírus vêm de um período de conflitos e dificuldades, portanto, o sistema de saúde deles é deficiente. A comunidade internacional deve ajudá-los a reagir", disse. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 08/08/2014 ás 9h

Compartilhe

OMS declara emergência internacional por vírus Ebola