OMS afirma que 80% da população Mundial sofrerá dores lombares

Fonte MKT Comunicação 20/05/2013 às 13h

 

Sedentarismo, postura e até exercícios podem causar os problemas lombares. Novos estudos, afirmam que já possível eliminar o incômodo com técnicas de pilates.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Tratamentos da Coluna Vertebral, as dores lombares atingem 3 em cada 4 pessoas em fase adulta e terceira idade. Além disso, a OMS divulgou que mais de 80% da população mundial sofrerá com esse mal da cultura moderna.

O que gerou uma preocupação e chamou a atenção de diversos estudiosos é que esses dados demonstram um quadro alarmante: a quantidade de jovens e adolescentes que passaram a sofrer com a patologia, devido aos erros posturais, obesidade e sedentarismo.

Por esse e outros motivos, uma equipe de pesquisas do Instituto de Biociências da UNESP do Campus de Rio Claro, desenvolveu um estudo com 20 mulheres, entre 18 e 25 anos, que sofrem ou não com as dores lombares, onde comprovaram que o Pilates pode reduzir ou até eliminar os incômodos.

Mesmo sendo uma técnica desenvolvida há mais de um século, só agora o pilates está chamando a atenção de estudiosos brasileiros e consequentemente sendo amplamente difundido. De acordo com Priscila Guimarães, estudiosa da técnica e proprietária da Santo Corpo o estudo contribuiu para que o pilates seja desmistificado e visto não apenas como um exercício de bem-estar, mas uma solução eficaz na eliminação de dores, correção da postura, fortalecimento da musculatura, entre outros.

Para as pessoas que sofrem com as dores crônicas, essa é uma ótima notícia, uma vez que o método, além de eficaz, trabalha outros atributos que acompanham as pessoas que vivem com essa patologia como: concentração, ansiedade e outro grande vilão do século 21 – o stress, que atinge cerca de 70% segundo o International Stress Management Association.

Por conta disso, na clinica Santo Corpo, por exemplo, nenhum aluno se matrícula sem antes passar por uma avaliação minuciosa antes de iniciar as aulas. É necessário levar em consideração aspectos físicos, emocionais e corporais para indicar, frequência e tipos de exercícios e aparelhos, além de identificar se serão aplicados de forma individual, em duplas ou trios. Tudo com o objetivo de transformar a vida de quem busca a técnica.

É importante ressaltar que para um resultado satisfatório e a alívio de todos esses incômodos provenientes das dores, é importante que os hábitos do dia a dia sejam modificados. “Parece clichê, mas quando falamos de resultados satisfatórios com o pilates, ressaltamos que, a reeducação de hábitos e correção de postural é fundamental” – finaliza a especialista.

Está esperando o quê para começar a praticar o pilates?

Sobre a Santo Corpo

Há 6 anos no mercado, a Santo Corpo, é uma clínica focada em atividades desenvolvidas com objetivo de trabalhar o corpo, mente e espírito, com exercícios focados para trazer concentração, equilíbrio, respiração e força como consequências. Ciente que a prática regular de exercícios físicos são a base para quem busca qualidade de vida e saúde, a clínica mescla tratamentos com Pilates, aulas de Yoga, Tratamentos Corporais Manuais e Mecânicos, Terapias Corporais Intensas, e Tratamentos Faciais. Sediada em uma ampla e confortável casa, localizada no Jardim Europa, a Santo Corpo proporciona ao cliente a sensação de equilíbrio mental e físico, despertando a consciência do cliente para o próprio corpo. Saiba mais sobre a empresa em: www.santocorpo.com.br

MKT Comunicação
Fonte MKT Comunicação 20/05/2013 ás 13h

Compartilhe

OMS afirma que 80% da população Mundial sofrerá dores lombares