Olhar Brasileiro: Serra Talhada, em Pernambuco, recebe exposições em maio

Fonte FUNARTE 01/05/2013 às 11h

Trabalhos foram desenvolvidos em quatro núcleos urbanos do distrito de Caiçarinha da Penha durante as oficinas de capacitação do projeto, contemplado no Rede Nacional de Artes Visuais

Exposições em Serra Talhada (PE)
Exposições em Serra Talhada (PE)

De 5 de maio a 5 de junho, o projeto “Olhar Brasileiro – Interações Culturais – Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima” inaugura exposições fotográficas em quatro núcleos urbanos do distrito de Caiçarinha da Penha, em Serra Talhada, Pernambuco. Resultado das oficinas de capacitação realizadas nessas localidades, cada exposição tem seu tema ligado à cultura local. O projeto foi contemplado no Rede Nacional de Artes Visuais – 9ª Edição.

As exposições acontecem ao ar livre e contam com a curadoria dos fotógrafos pernambucanos Álvaro Severo e Luiz Netto, instrutores das oficinas. Elas homenageiam o fotógrafo João Zinclar, que dedicou grande parte da sua vida à documentação dos movimentos sociais e do sertão brasileiro e morreu janeiro último, em um acidente automobilístico. As melhores fotos vão compor a mostra “Sertão de Virgulino”, que será realizada em Roraima.

Sobre as exposições
Em Santana de Cima, o tema será “trabalho rural”. As fotos documentam a batalha diária do sertanejo na agricultura, pecuária, artesanato e também nos trabalhos domésticos e afazeres corriqueiros do dia a dia.

Na Vila de Caiçarinha, o tema escolhido foi o tradicional carro de boi, ainda muito usado na comunidade, tanto para trabalho como meio de locomoção, sendo, inclusive, utilizado para levar crianças às escolas. Na exposição, os alunos buscaram documentar não só a utilização do veículo como também seu processo produtivo e os mestres que guardam esse conhecimento e os constroem na própria comunidade.

“O Vaqueiro” foi o tema escolhido pelos alunos da Fazenda Barreiros. Maior ícone da cultura sertaneja, o típico vaqueiro é figura famosa na fazenda, conhecida por suas “pegas de boi”.

Com o tema “Uma Comunidade de Idosos e Crianças”, os alunos do núcleo de Conceição de Cima documentaram o dia-a-dia dos moradores remanescentes. Segundo eles, um interessante fenômeno social vem ocorrendo na região: pessoas em idade economicamente ativa estão sendo recrutadas pelos novos empreendimentos federais no sertão ou saindo em busca de empregos em outras comunidades.

Maiores informações: www.latitude7.com.br ou pelo email contato@latitude7.com.br

FUNARTE
Fonte FUNARTE 01/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Olhar Brasileiro: Serra Talhada, em Pernambuco, recebe exposições em maio