Oficinas de dança em Florianópolis (SC)

Fonte FUNARTE 22/05/2013 às 15h

Cursos serão ministrados, a partir de 27 de maio, pelas coreógrafas Andrea Bardawil e Suely Machado, em espaços diferentes da capital catarinense

A linguagem da videodança é o tema da oficina que a coreógrafa e diretora da Cia. da Arte Andanças, Andrea Bardawil, ministra, entre os dias 27 de maio e 1º de junho, no Auditório e Laboratório de Dança B – CDS/UFSC, em Florianópolis (SC). Com carga horária de 30 horas, o curso é direcionado a pesquisadores, coreógrafos, bailarinos, videomakers, fotógrafos e artistas em geral. Quem tiver interesse em participar da oficina Intervalo Vídeo-Dança deve enviar breve currículo e carta de intenção para multipladanca@gmail.com.

Também estão abertas as inscrições para a oficina Criação e Composição Cênica do Gesto, com a bailarina e coreógrafa Suely Machado. O curso será realizado de 27 a 31 de maio, na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, na capital catarinense. A carga horária é de 20 horas. Podem participar bailarinos, dançarinos, atores, músicos e artistas plásticos. As inscrições são feitas pelo mesmo e-mail multipladanca@gmail.com. Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção.

Oficina Intervalo Vídeo-Dança
A oficina Intervalo Vídeo-Dança vai abordar aspectos da construção da imagem e da composição coreográfica em aulas teóricas e práticas. O programa inclui tópicos como as representações do corpo através de imagens, cena, presença e ponto de vista, relações entre dança e imagem em movimento. No percurso, serão exibidos e comentados trabalhos de videodança, videoarte, videoperformance, cinema experimental, documentários poéticos, entre outros.

Sobre a palestrante
Andréa Bardawil é coreógrafa, diretora da Cia. da Arte Andanças e uma das fundadoras da Ong Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção. Foi curadora e coordenadora pedagógica da Bienal Internacional de Dança do Ceará e coordenadora do Curso Técnico em Dança, realizado numa parceria entre Senac, Secult e Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, no período de 2007 a 2012. É conselheira/curadora do Festival Nacional de Dança de Joinville, no período de 2011 a 2013. Junto com a Companhia da Arte Andanças, realiza projetos de pesquisa e colaboração artística, como o Tecido Afetivo – Por uma Dramaturgia do Encontro (Prêmio Klauss Vianna/2010) e Habitação Alpendre (Prêmio PROCULTURA/2011). Como coreógrafa, foi uma das selecionadas no projeto Rumos Itaú Cultural Dança – 2000, com o trabalho “Do que se pode dizer…”, e ganhou a Bolsa Vitae de Artes – 2000, com o projeto “O Tempo da Delicadeza. Em 2009, foi novamente uma das selecionadas pelo Rumos Itaú Cultural Dança – 2009/2010, ao lado de Graça Martins, com o projeto Graça.

Oficina Criação e Composição Cênica do Gesto
A oficina tem como objetivo trabalhar o indivíduo em suas diferentes qualidades, sensibilizando-o, tornando-o consciente de seu corpo, desenvolvendo sua capacidade de escuta para o outro e ampliando sua atuação no espaço e suas possibilidades para improvisação e criação. Para isso são apresentadas técnicas de movimentação da dança contemporânea que trabalham o corpo focando o esqueleto, seu peso, sua capacidade articulatória e sua integração com os sistemas orgânicos e musculares. Além disso, o trabalho exercita a preparação cênica do bailarino, através de práticas e jogos que estimulam o ritmo, a concentração, a sensibilização dos órgãos do sentido, a ocupação do espaço e a participação no coletivo.

Sobre a palestrante
Suely Machado é bailarina e coreógrafa formada em dança moderna, graduada em psicologia (PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança (Escola de Belas Artes/UFMG). Fundadora e diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato e do 1º Ato Centro de Dança, desde 1982. Presidiu a Unidança (Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica) durante 16 anos. Representante de Minas Gerais na Associação de Produtores do Mercosul. Membro da comissão de seleção da Bolsa Vitae no período 2003/04. Jurada em diversas categorias do Festival Internacional de Dança de Joinville/SC em 2006, 2007, 2008, 2011 e 2012. Conselheira do Festival Internacional de Dança de Joinville/SC no biênio 2008/2009.

Oficina Intervalo Vídeo-Dança
Parceria: Funarte e Múltipla Dança
Com Andrea Bardawil
27 de maio a 1º de junho de 2013
Carga Horária: 30 horas
Local: Florianópolis – SC / Auditório e Laboratório de Dança B – CDS/UFSC, bloco 5.
Inscrições: Envio de breve curriculum e carta de intenção para multipladanca@gmail.com

Oficina Criação e Composição Cênica do GestoParceria: Funarte e Múltipla Dança
Com Suely Machado
27 a 31 de maio de 2013
Carga Horária: 20 horas
Local: Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
Inscrições: Envio de breve curriculum e carta de intenção para multipladanca@gmail.com

FUNARTE
Fonte FUNARTE 22/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Oficinas de dança em Florianópolis (SC)