Oficina "O Ator e o palhaço"

Fonte FUNARTE 22/05/2013 às 8h

Oficina

Sobre o evento

Ministrante: Sávio Moll

E-mail para inscrições: saviomoll@ig.com.br

De 2 a 28 de maio, às terças e quintas-feiras

Sávio Moll é ator, palhaço, professor e gestor cultural. Em teatro, fez, em 2012, Pinteresco, de Harold Pinter, com direção de Ary Coslov; e protagonizou Two Roses for Richard III, com a Cia. Bufomecânica, em co-produção com a Royal Shakespeare Company (Inglaterra). O espetáculo foi apresentado em Stradford upon Avon e em Londres, no Festival Shakespeare no Mundo, em 2012. Na edição anterior do evento, atou na montagem que representou o Brasil no Festival, Penso Ver o que Escuto – Ensaio sobre os Dramas Históricos de Shakespeare. Em 2011, participou de As Centenárias, de Newton Moreno – direção de Aderbal Freire Filho, contracenando com Marieta Severo e Andréa Beltrão. Entre os espetáculos mais recentes estão – O Púcaro Búlgaro e O que diz Molero (ambos com direção de Aderbal Freire Filho) além de Minha A’lma é imortal (Jéfferson Miranda), e A Farsa da Boa Preguiça, texto de Ariano Suassuna, montado por Elza de Andrade – considerada pela crítica um dos dez melhores trabalhos do ano de 2001.

Sávio formou-se em Bacharelado Pleno em Artes Cênicas, no Rio de Janeiro, pela UniRio, e em Técnica de Ator, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), tendo ainda, por dois anos, cursado a Escola Nacional de Circo da Funarte. Como palhaço, integrou os projetos Doutores da Alegria, por dez anos, e Doutores Palhaços (Fundação Theodora – Suíça), por três anos. Participou de diversas oficinas com mestres da palhaçaria, entre eles Luis Carlos Vasconcelos, Phillipe Gaulier, Florant Pelayo, André Riot Sarcey, Nani e Leris Colombaione e Leo Bassi.

Como gestor da Unidade Rio de Janeiro dos Doutores da Alegria (2001 a 2007) concretizou realizações como a abertura e registro da sede local; a seleção de novos atores-palhaços; e representou a organização no festival internacional de palhaços Anjos do Picadeiro; além de produzir espetáculos da Noite de Solidariedade ao grupo Teatro de Anônimo – que teve a sede incendiada; e realizar uma edição do Midnigth Clowns, em comemoração aos 13 anos dos Doutores da Alegria. No grupo, foi também responsável por direcionar o treinamento artístico que gerou o espetáculo Inventário – Aquilo que teria sido esquecido se a gente não contasse, em cartaz por duas temporadas, com circulação por dois anos.

Como professor, ministrou uma oficina, na Colônia de Férias do Rio – no Complexo do Alemão, pela Prefeitura – secretarias municipais de Cultura e Esporte. Também já atuou em projetos sociais, como o Horizontes Culturais e Escolas de Paz (2000 a 2003), que proporcionou a formação de grupos de teatro amador, com crianças e jovens de escolas públicas, da periferia da capital carioca. Ministra ainda vários formatos de oficinas, com temas ligados à arte do ator-palhaço.

A atividade faz parte do Programa de Oficinas de Capacitação em Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

Mais informações sobre o programa: Coordenação de Teatro/Centro de Artes Cênicas -teatro@funarte.gov.br

Informações ao público:
saviomoll@ig.com.br
 
Dia: 23 de maio de 2013 Horário: 14:00 às 19:00 Local: SESC Nova Iguaçu. Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moqueta - Nova Iguaçu, RJ
 
FUNARTE
Fonte FUNARTE 22/05/2013 ás 8h

Compartilhe

Oficina "O Ator e o palhaço"