Oficina na Região Sudeste discute elaboração da Agenda Nacional das MPE

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 09/03/2013 às 9h

Brasília – Mais de 250 empresários e representantes do governo, sociedade civil e academia da Região Sudeste participaram nesta quarta-feira da Oficina Regional de elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas 2013-2022. O encontro, que aconteceu em Vitória, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes-ES).

Dividido em seis grupos de trabalho – Comércio Exterior, Compras Governamentais, Investimento e Financiamento, Tecnologia e Inovação, Informação e Capacitação e Desburocratização e Desoneração – o encontro capixaba foi o primeiro de cinco programados até maio.

“A participação e o apoio do governo, empresariado, academia e sociedade civil são fundamentais para identificar as ações necessárias para a promoção do desenvolvimento local sustentável e consequentemente o aumento da competitividade das MPE”, destacou Gustavo de Paula Gasbarro, diretor do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do MDIC.

Já Marcos Vinícius de Souza, diretor do Departamento de Fomento e Inovação da Secretaria de Inovação do MDIC, destacou que o contato com o dia a dia dos empresários é fundamental para promover a cultura de inovação e seus impactos para os negócios e a estruturação de projetos.

Para Ercílio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), e empresário da área de contabilidade e ensino à distância, a oficina de Vitória terá um resultado significativo, tanto pelo entusiasmo dos presentes quanto pelo conteúdo discutido. Ainda segundo ele a regionalização dos trabalhos mostrará um retrato do empresariado no país e levará mais informação e também formação aos participantes.

A elaboração da Agenda é decorrente da Política Nacional de Empreendedorismo, em alinhamento com as políticas de desenvolvimento do país. Os próximos encontros acontecerão em Goiânia (27/03); Manaus (04/04); Fortaleza (25/04); e Curitiba (07/05).

Estiveram presentes ainda ao encontro desta quinta-feira o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do ES, Pedro Rigo; e o diretor do Sebrae no Espírito Santo, Benildo Denadai, entre outros.

As inscrições para as oficinas estão disponíveis nos endereços eletrônicos: www.mdic.gov.br/agendanacional ou www.cdt.unb.br/projetoagenda.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 09/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Oficina na Região Sudeste discute elaboração da Agenda Nacional das MPE