Oficina é realizada no Bairro da Terra Firme em Belém

Fonte Ascom - MinC 17/05/2013 às 9h

Neste sábado, 18, o bairro da Terra Firme irá receber Alberdan Batista, Chefe Substituto da Representação Regional Norte do MinC, a pesquisadora Eliana Bogéa, além dos integrantes do Ponto de Memória da Terra Firme, para ministrar uma oficina de captação de projetos para o Prêmio Culturas Populares. A oficina será realizada na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, localizada na Rua São Domingos, das 9 às 17h00, e o evento contará com lideranças do bairro e movimentos sociais e culturais da comunidade.

Além de apresentarem seus projetos, os participantes serão orientados sobre o Prêmio Culturas Populares, que teve suas inscrições prorrogadas até 5 de julho. O edital, que foi lançado em novembro de 2012, é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), e tem como objetivo reconhecer a atuação de Mestres, grupos e comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras, ou seja, aquelas que possam contribuir para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Brasil.

O Ponto de Memória da Terra Firme é integrante do Programa Pontos de Memória, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, entidade vinculada ao Ministério da Cultura. Durante o evento, será apresentado o andamento do projeto naquela localidade, que está sendo executado em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, e também suas intenções e realizações. Uma dessas realizações é um vídeo contendo depoimentos de moradores da Terra Firme, fazendo uma identificação da conjuntura do bairro e de como poderia ser feito o registro histórico local. Também haverá uma amostra dos materiais artísticos das pessoas da comunidade.

O Programa Pontos de Memória tem o objetivo de contribuir para que a sociedade conquiste espaços, troque experiências e desenvolva ações de incentivo à cultura e à cidadania de forma proativa. As localidades selecionadas para o Programa apresentam altos índices de vulnerabilidade social e necessidade de fortalecimento das atividades socioculturais, com o intuito de valorizar e estimular as iniciativas de grupos comunitários que desenvolvam trabalhos no campo da memória social. Estes passam a contar com subsídios técnicos e logísticos, como oficinas, palestras e cursos sobre gestão museológica ministrados pelo IBRAM, objetivando transformar os Pontos de Memória em instrumentos privilegiados de preservação, investigação e comunicação da memória, e também buscar novas narrativas museais que rompam com aquelas impostas pelos grupos tradicionalmente detentores do instrumento museu.

A oficina é aberta ao público, mas tem como público-alvo os moradores da Terra Firme que tiverem interesse em se inscrever e saber mais sobre o Prêmio Culturas Populares. A Representação Regional Norte do MinC está à disposição para atender a convites de grupos e comunidades que queiram receber oficinas de elaboração de projetos para os editais e prêmios do Ministério da Cultura. Basta, para isso, entrar em contato através dos e-mails regionalnorte@cultura.gov.br ou minc.boletim@gmail.com.

A sede da Representação Regional Norte fica localizada na Av. Gov. José Malcher, esquina com a Trav. Benjamin Constant, 474. Pode-se entrar em contato, também, através do telefone (91) 3073-4150.

 

Ascom - MinC
Fonte Ascom - MinC 17/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Oficina é realizada no Bairro da Terra Firme em Belém