Oficina de dados do SNIIC

Fonte Ascom/SPC/MinC 27/05/2013 às 15h

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC) realizará, juntamente com a Representação Regional do Ministério da Cultura na Região Nordeste, no dia 27, no auditório Paço Municipal, em Fortaleza, Oficina de Dados do Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais (SNIIC).

A versão beta (teste) dos primeiros módulos do SNIIC foi lançada pelo Ministério da Cultura no dia 13 de fevereiro, durante o Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais e Cultura, realizado em São Paulo.

A Oficina de Dados do SNIIC, que acontecerá no período da manhã e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo apresentar a versão beta de um dos primeiros módulos do SNIIC o Registro Aberto da Cultura (RAC).

O RAC, cujo projeto piloto foi lançado em Palmas (TO), no dia 09 de maio, tem como objeto ser o cadastro básico de todos os agentes e objetos culturais brasileiros, de maneira colaborativa e aberta. Todos os agentes culturais, de um modo geral, serão beneficiados com o RAC, tendo em vista que será possível ter acesso aos profissionais, equipamentos e coletivos culturais desde o Sul ao extremo Norte do País.

Além disso, a Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu o Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais (SNIIC) como plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). "O Sistema permite acesso simples e que cada agente cultural poderá realizar, por si mesmo, o cadastro de equipamentos , de profissionais, de mestres de cultura popular e de coletivos culturais, por exemplo, diretamente no endereço eletrônico da plataforma que é sniic.cultura.gov.br ", explica o coordenador-geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Evaristo Nunes.

De acordo com ele, só o Estado do Tocantins, onde foi realizado o projeto piloto, já tem mais de 100 registros feito no SNIIC. Evaristo Nunes explica ainda que durante a oficina a equipe da SPC fará um mapeamento colaborativo com os agentes culturais presentes, além de serem apresentado os princípios e funcionalidades do SNIIC.

O lançamento da plataforma do SNIIC será feito em todos os estados. As próximas capitais a receberem a equipe da Secretaria de Políticas Culturais para a realização da Oficina de Dados são Salvador (10 e 11 de junho) e Recife (12 de junho).

 

Ascom/SPC/MinC
Fonte Ascom/SPC/MinC 27/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Oficina de dados do SNIIC