Obras-primas do acervo do Vaticano estarão expostas no Rio a partir de julho

Fonte Agência Brasil 20/04/2013 às 19h

 

Rio de Janeiro – O Museu Nacional de Belas Artes, na capital fluminense, vai abrigar de 9 de julho até o fim de outubro obras-primas da arte sacra do acervo do Vaticano. Dentre as obras estão algumas da sacristia secreta do Papa, informou hoje (20) a diretora do museu, Mônica Xexéo. “Serão 106 peças entre desenhos, gravuras e objetos. Vamos dialogar a questão da arte, como também a religiosa, criando esse contraponto entre arte e fé”, disse ela.

Obras de artistas consagrados como de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio também serão expostas na mostra. A abertura da exposição, que faz parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude 2013, está prevista para o dia 9 de julho e deve contar com a presenta da presidenta Dilma Rousseff, segundo Mônica. O papa Francisco também está sendo aguardado no museu. “Só saberemos dois ou três dias antes [quando] ele vai aparecer, mas ele fará, sim, uma visita ao museu e à exposição”.

A curadoria da mostra é do italiano Giovanni Morello, que foi diretor da Biblioteca do Vaticano e é especialista em arte sacra. Mônica explicou que a exposição estava originalmente prevista para ser inaugurada em junho, mas que devido a atrasos na chegada dos recursos necessários, foi adiada.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 20/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Obras-primas do acervo do Vaticano estarão expostas no Rio a partir de julho