Obama elogia esforços italianos para manutenção da paz no mundo

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta ao premier italiano, Silvio Berlusconi, na qual disse que o país europeu deve se orgulhar do papel que desempenha para a manutenção da paz no mundo.

"Estou impressionado pela ênfase [colocada] na necessidade de que as equipes de paz obtenham e conservem o apoio das populações locais, e creio que podemos tirar lições importantes das operações da ONU [Organização das Nações Unidas], nos sucessos obtidos nas muitas missões da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e da UE [União Europeia]", escreveu Obama.

Na carta, divulgada nesta quarta-feira pelo governo italiano, o presidente norte-americano se mostrou comprometido, tanto no plano bilateral quanto no multilateral, "a prosseguir com o diálogo iniciado em Nova York", durante a última reunião de chefes de Estado e de Governo da ONU, "de modo a trabalharmos juntos para responder melhor às exigências das forças de paz".

Obama disse que apreciou o apoio dado por Berlusconi aos esforços comuns para confrontar os desafios da economia global -- expostos na Cúpula do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo e dos principais emergentes) ocorrida em setembro em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

"Nos últimos meses realizamos muito, mas ainda temos trabalho a fazer. Devemos agir juntos para assegurar uma retomada econômica global que crie postos de trabalho e, ao mesmo tempo, evite o ressurgimento daqueles desequilíbrios e abusos que contribuíram para a crise atual", complementou.

O presidente norte-americano falou ainda da necessidade de um quadro "forte" de crescimento, "sustentável e equilibrado", e do reforço das "regulamentações para a supervisão financeira".

Obama declarou também que trabalharia com prazer ao lado de Berlusconi para efetivar até a próxima reunião do G20 os compromissos firmados em Pittsburgh, e parabenizou o premier italiano pela "liderança" exercida por ele na presidência do G8 (grupo das sete economias mais industrializadas e a Rússia) durante este ano.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Obama elogia esforços italianos para manutenção da paz no mundo