O casal Marílson e Juliana leva ouro nos 5.000 metros

Fonte Contrapé de Jornalismo 17/03/2013 às 18h

O casal Marílson e Juliana leva ouro nos 5.000 metros

Os pais de Miguel, de 2 anos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, se preparam para a temporada; ele, para ganhar ritmo para a maratona; ela, faz o apronto para o Mundial de Cross.

São Paulo - O casal Gomes dos Santos, Marílson e Juliana, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, aproveitou os 5.000 m do Campeonato Adulto FPA, no fim de semana, na pista do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, para seguir na preparação para a temporada. Marílson e Juliana conciliam a vida de atleta com os cuidados com Miguel, de 2 anos, o filho do casal. Para Juliana, a estreia na distância em uma prova oficial serviu como apronto para o Mundial de Cross Country, no dia 24, em Bydgoszcz, na Polônia. Marílson, que não corria os 5.000 m havia dois anos, vai seguir disputando distâncias mais curtas no primeiro semestre, mas pensando em ganhar ritmo para a maratona que vai correr depois do meio do ano. Juliana venceu a prova em 16min56s73; Marílson, em 13min47s22.

"Para o Marílson foi um ótimo teste da fase atual de treinos", diz o técnico Adauto Domingues, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "Imaginava um tempo entre 13min40 e 13min50. Ficou dentro do esperado. A Juliana correu sem preocupação com marca, também dentro do que achávamos que ela faria."

Juliana, que tem nos 800 m e nos 1.500 m (recordista brasileira, com 4min07s30) suas provas principais, gostou de correr os 5.000 m, embora a meta fosse mesmo a preparação para o Mundial de Cross. "Foi a primeira vez na minha vida que corri essa distância, achei gostoso. Posso até entrar em outras provas de 5.000 m, não vou fechar esse leque, mas meu objetivo mesmo é disputar os 1.500 m num Mundial, numa Olimpíada", diz a atleta. "O Adauto está me mostrando a possibilidade de correr outras provas, me mostrando do que eu sou capaz. É um trabalho até psicológico. Quando eu chegar nos 1.500 m, minha resistência e minha confiança vão ser outras", finaliza Juliana.

"Correr os 5.000 m depois de dois anos foi diferente, uma coisa que não fazia havia muito tempo. Foi um resultado além do que eu estava esperando, na verdade. Foi ótimo", garante Marílson. "Vou aproveitar o primeiro semestre para correr provas mais curtas. Posso correr de novo os 5.000 m, vou correr os 10.000 m no Brasileiro de Fundo em Pista, em abril, posso correr provas de rua de 15 km, correr uma meia maratona... Mas tudo com o intuito de me preparar para uma maratona no segundo semestre, não estou pensando em Mundial nem em disputas internacionais nessas distâncias mais curtas", explica Marílson, que fez dobradinha com Joílson Bernardo da Silva, prata, com 14min03s33.
Ex-ginastas, agora no salto com vara
As atletas do Instituto Elisângela Maria Adriano (IEMA) levaram seis medalhas no Circuito de Salto com Vara Mirim, Menor e Juvenil, da Federação Paulista de Atletismo, no fim de semana. As meninas do IEMA, Categoria de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, e que treinam com o técnico Edson Bindilatti no grupo do treinador Elson Miranda - o mesmo dos campeões mundiais Fabiana Murer e Thiago Braz -, mostraram talento. Juliana de Menis venceu na categoria menor (3,50 m) e Nicole de Lima Barbosa na mirim (3,10 m). Todas as saltadoras são ex-ginastas e treinam no Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul (SP).

As outras medalhas do IEMA: categoria menor - prata, Ayla Sakamoto Silva (2,80 m); categoria mirim - prata, Ana Carolina Dias (2,50 m), bronze, Fernanda Passatore (2,40 m); categoria juvenil - prata, Yohana Trossini Barbosa (2,90 m).

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completou dez anos em 2012, com a inauguração de seu Centro de Treinamento e a consolidação da Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com Pão de Açúcar, CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike.

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br

Contrapé de Jornalismo
Fonte Contrapé de Jornalismo 17/03/2013 ás 18h

Compartilhe

O casal Marílson e Juliana leva ouro nos 5.000 metros