O Acadêmico Arnaldo Niskier faz palestra na Academia Mineira de Letras

Fonte Petrônio Souza Gonçalves 19/11/2009 às 0h
           No próximo dia 17, quinta-feira, às 17 horas, o acadêmico Arnaldo Niskier, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, falará  na Academia Mineira de Letras sobre a vida e obra do escritor Euclides da Cunha, criador de um estilo próprio na literatura brasileira.

          O título da conferência é: “Euclides da Cunha: contrastes e  confrontos”, em que o orador abordará a vida trágica do autor de “Os  Sertões” e também a sua importante contribuição à nossa cultura.  Engenheiro que era, construtor de pontes em  São Paulo, onde viveu parte da sua vida, Euclides empregou  termos usuais na geologia (sua especialidade), tornando seu texto para muitos incompreensível à primeira vista.

          Foi amigo de Machado de Assis e fez o discurso à beira do seu túmulo, e influenciou outros escritores brasileiros, como foi o caso de Guimarães Rosa, com o seu clássico “Grande sertão: veredas”.  Outro aspecto que  será abordado na palestra do imortal carioca é o que  se refere à preocupação ambiental de  Euclides da  Cunha.  Foi um grande defensor da Amazônia e da preservação dos  seus rios.

         Vale destacar ainda a condição (pouco explorada) do poeta Euclides da Cunha, que morreu tragicamente aos 43 anos de idade.
Petrônio Souza Gonçalves
Fonte Petrônio Souza Gonçalves 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

O Acadêmico Arnaldo Niskier faz palestra na Academia Mineira de Letras