Nutricionistas dão dicas de cardápio antifumo para quem desejar levar uma vida mais saudável

Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 20/05/2013 às 20h

Equipe de nutricionistas do programa de educação nutricional Viva Melhor, da empresa paranaense Risa Restaurantes Empresariais, explica os benefícios dos alimentos numa dieta antifumo

O tabaco não é causador apenas do câncer de pulmão, mas sim o responsável pela morte da maioria dos fumantes. Além dele, vários outros tipos de câncer, doenças como enfisemas, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, impotência sexual e envelhecimento precoce da pele também podem ser causadas e agravadas pelo tabagismo.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro mata metade dos seus consumidores. Toda e qualquer mudança de hábito parece impossível, mas perseverança e determinação são ingredientes que não podem faltar nesta empreitada. A boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada neste desafio, principalmente quando associada ao tratamento médico e psicológico.

 

Segundo Andressa Barbosa, nutricionista da Risa Restaurantes Empresariais e coordenadora do programa de educação nutricional Viva Melhor, estudos realizados constataram que alguns alimentos como o café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas, por exemplo, favorecem o consumo de tabaco, incentivando uma tragada atrás da outra. “Por outro lado, temos uma série de ingredientes que atenuam a vontade de fumar, é o caso do leite, iogurte, frutas fresas, legumes, hortaliças, além de suco e água, que interferem no sabor do cigarro”, comenta a nutricionista.

 

Andressa disse ainda que estes alimentos são muito saudáveis por serem ricos em vitaminas, com bioativos capazes de interferir no humor, evitando o nervosismo, ansiedade, depressão, além de atuarem como antioxidantes e desintoxicantes no organismo. “Temos uma série de orientações para quem deseja parar de fumar e levar uma vida mais saudável. É muito importante ingerir de 6 a 8 copos de água entre as refeições, fazer pelo menos 5 refeições pequenas ao dia, evitar alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes, café, bebidas alcoólicas, optar sempre por alimentos naturais, comer uma maça e uma cenoura por dia, praticar atividades físicas, fazer acupuntura, além de um acompanhamento personalizado com nutricionista. Afinal de contas, cada caso é um caso”, explica a coordenadora do Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais.

Confira abaixo uma sugestão de Dieta Antifumo elaborada pela equipe da Risa:

- 1 copo de suco desintoxicante meia hora antes do desjejum: (Limonada de Melancia: duas xícaras de melancia em cubos, suco fresco de 1 limão, 5 ramos de hortelã, meia colher de lecitina de soja. Misture tudo no liquidificador, coe se desejar e consuma imediatamente).

Desjejum:

- Vitamina de Frutas (Bater no liquidificador um copo de leite desnatado, uma fruta da preferência e uma colher de sobremesa de aveia. Adoçante a gosto, se necessário).

- Uma a duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro

Colação:

- 1 copo de suco antioxidante (ou uma maçã)

 

Almoço:

- Sala de folhas verdes e tomates temperados com azeite, limão e ervas. Peixe grelhado, pode ser salmão, atum ou pescada. Espinafre ou brócolis cozinho e picado ao alho e cebola. Arroz Integral, Feijão ou lentilha, soja e grão de bico. Para a sobremesa, uma fruta.

Lanche da tarde 1:

- Uma banana, uma colher de sobremesa de gérmen de trigo, uma colher de chá de mel ou 1 taça de salada de frutas, 1 colher de sobremesa de mix de cereais ou iogurte magro, barrinha de cereais ou uma fruta, polenguinho light ou fruta fresca.

Lanche 2 – Meia hora antes do jantar:

- 1 copo de suco de maracujá

Jantar:

- Salada de alface, agrião e cenoura com grão de bico, frango grelhado, creme de milho ou batata cozida. Para sobremesa, uma fruta.

Ceia:

- 1 xícara de chá de melissa, erva doce, hortelã ou cidreira, 1 ou 2 torradinhas.

Site: www.risarefeicoes.com.br

 

Pontuale Comunicação & Marketing
Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 20/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Nutricionistas dão dicas de cardápio antifumo para quem desejar levar uma vida mais saudável