Número de cheques sem fundos cai 11% em agosto, revela Serasa

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos no mês de agosto no país caiu 11% em relação a julho, segundo dados a Serasa, divulgados hoje (21). O levantamento mostra que em agosto foram devolvidos 19,6 cheques a cada mil compensados. Em julho, as devoluções atingiram 22,1 cheques a cada mil compensados. O cheque é considerado sem fundos a partir de sua segunda devolução. 

A Serasa atribuiu o resultado à melhora da conjuntura econômica, acompanhada pelo crescimento do emprego, principalmente o formal. O efeito calendário, com dois dias úteis a menos em agosto, também é considerado facilitador da diminuição dos cheques devolvidos.

Na comparação entre o acumulado de janeiro a agosto de 2009 com o mesmo período de 2008, a inadimplência com cheques cresceu 14,2%. Nos oito meses do ano, foram devolvidos 22,5 cheques por mil compensados, ao passo que, em igual período do ano anterior, foram 19,7 cheques devolvidos por mil compensados.

A Serasa destaca que o cheque foi a alternativa do varejo para financiar clientes durante o período mais crítico da crise – o primeiro trimestre do ano –, quando houve 23,6 cheques devolvidos a cada mil compensados. No segundo trimestre, o indicador era de 22,5 cheques devolvidos a cada mil compensados. No quarto bimestre (julho e agosto), o resultado é de 20,8 cheques devolvidos a cada mil compensados.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Número de cheques sem fundos cai 11% em agosto, revela Serasa