Núcleo Softex e Prefeitura de Campinas firmam protocolo de intenções para criar aceleradora de empresas de tecnologia

Fonte Medialink Comunicação 17/03/2013 às 11h

Parceria pioneira no País visa o desenvolvimento de startups sediadas na cidade

e do ecossistema de tecnologia como um todo

O Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo – firmou nesta quinta-feira, dia 14 de março, um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas para a criação de uma aceleradora de empresas de tecnologia no município. A expectativa é de que 10 startups sediadas em Campinas sejam selecionadas e passem por um processo de aceleração ainda neste ano.

Pelo acordo, as duas entidades atuarão de forma conjunta na avaliação de empresas de tecnologia que encontram-se em momento adequado para o processo de aceleração, trabalho que contempla mentoria de profissionais experientes e investimentos para que o negócio supere as barreiras iniciais do crescimento e consolide-se no mercado em que atua.

O protocolo firmado determina também que o Núcleo Softex Campinas será o responsável pela operação da aceleradora, oferecendo às empresas selecionadas o suporte de profissionais especializados no desenvolvimento de negócios de tecnologia. E, junto com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmará convênio de cooperação para que o projeto se desenvolva.

De acordo com Edvar Pera Junior, coordenador executivo do núcleo Softex Campinas, a iniciativa é uma prova de que a nova gestão da Prefeitura Municipal de Campinas reconhece a importância de realizar medidas que estimulem o desenvolvimento do setor. “O compromisso assumido pelo novo Prefeito Jonas Donizette é um indicativo de que as empresas e a prefeitura estarão alinhados nos próximos anos para a formação de um ecossistema de tecnologia cada vez mais forte em Campinas”, diz.

Para o secretário de desenvolvimento econômico de Campinas, Samuel Rossilho, a assinatura do protocolo de intenções dá início a uma parceria inédita no País. “Embora existam programas estaduais e federais, é a primeira vez que um órgão municipal atua na formulação de um Programa Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem como foco o estímulo as empresas startups de tecnologia. Isso mostra a força de Campinas no cenário tecnológico nacional”, afirma.

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico em parceria com órgãos como Unicamp Ventures, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Campinas Startups, Fórum Campinas e Conpec (Empresa Jr. de Computação da Unicamp).

Medialink Comunicação
Fonte Medialink Comunicação 17/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Núcleo Softex e Prefeitura de Campinas firmam protocolo de intenções para criar aceleradora de empresas de tecnologia