Núcleo de pesquisa da USP seleciona bolsistas de iniciação científica

Fonte Agência FAPESP 10/04/2013 às 7h

 O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de São Paulo (USP) seleciona alunos de graduação para a contratação de quatro bolsistas de iniciação científica. Os bolsistas participarão do Projeto Temático “Brasil, 25 anos de democracia – balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política (1988/2013)”, apoiado pela FAPESP.

A bolsa é de R$ 400,00 mensais por um período de 20 horas semanais. Os candidatos devem ser alunos da USP matriculados que tenham completado ao menos quatro semestres e metade dos créditos exigidos para a obtenção do diploma nos cursos de Ciências Sociais ou Relações Internacionais (duas bolsas) e Direito (duas bolsas).

Os alunos de Ciências Sociais ou Relações Internacionais podem se candidatar para trabalhar em dois módulos diferentes da pesquisa – Instituições de Representação (dentro do qual participarão do levantamento de dados do perfil dos parlamentares brasileiros na pós-redemocratização) ou Segurança (para trabalhar especificamente no subprojeto “Crime Organizado Transnacional: Tendências e Políticas de Controle”).

Já os candidatos do Direito deverão atuar no módulo Educação, com a sistematização das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos projetos de lei.

Sob a coordenação geral do cientista político José Álvaro Moisés, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o NUPPs dedica-se ao estudo e análise de programas de políticas públicas sob o ângulo da relação entre governança democrática, cidadania e equidade social.

Suas equipes interdisciplinares de pesquisa analisam as etapas de formulação e implementação das políticas públicas e sua eficiência e eficácia. Um de seus objetivos principais é a análise da qualidade da gestão das políticas públicas no país, tendo em conta o papel do Executivo e do Legislativo no sistema democrático vigente.

As inscrições para a seleção dos bolsistas de iniciação científica podem ser feitas on-line (pelo e-mail nupps@usp.br) ou pessoalmente até as 10h do dia 22 de abril.

Os editais e mais detalhes estão no site do NUPPs: http://nupps.usp.br/.

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 10/04/2013 ás 7h

Compartilhe

Núcleo de pesquisa da USP seleciona bolsistas de iniciação científica