Novo programa de mestrado profissional da PUC-SP foca a formação de gestores pedagógicos

Fonte Imprensa PUC-SP 21/04/2013 às 12h

A PUC-SP inicia no segundo semestre o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do país voltado à formação de profissionais para a gestão pedagógica de escola ou de outras instituições: o mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores. “Formar formadores neste nível implica o desenvolvimento de competências, habilidades, disposições e conhecimentos para atuar no planejamento, acompanhamento e avaliação das ações educativas”, explica a professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, coordenadora do novo programa.

Destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino, o mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores surgiu, de acordo com Marli, a partir “da demanda de nossos pós-graduandos que atuam em coordenação pedagógica nas escolas ou em cargos que requerem a responsabilidade pela formação continuada de professores e de coordenadores”.

Surgiu também, complementa ela, “da importância desta função na formação de professores apontada pela literatura especializada da área e pela sua inexistência no Brasil”. A coordenadora conta ainda que já entrou em contato com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de São Paulo “para oferecer parceria no desenvolvimento do curso, de modo a melhor atender as necessidades dessas redes”.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em novembro do ano passado, com a nota 4, o novo programa contará com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas e Intervenções avaliativas em espaços educativos.

Para sua primeira turma, com início no segundo semestre de 2013, o mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores oferecerá 40 vagas. Mais informações sobre o curso pelo e-mail formep@pucsp.br.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a seleção dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP com início no segundo semestre de 2013 estarão abertas de 1º/4 a 3/5. No total, a Universidade oferecerá 27 cursos de mestrado, três de mestrado profissional e 20 de doutorado: veja abaixo a lista completa.

Conheça as linhas de pesquisa do novo programa

1. Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

Esta linha de pesquisa e de intervenção tem como eixo estruturante a formação profissional do formador, que faz a mediação entre os professores, os alunos e os conhecimentos visando à qualificação da ação educativa. As ações formativas requerem a mobilização de saberes específicos para atuar com professores da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

2. Intervenções avaliativas em espaços educativos

A avaliação educacional tem como propósito básico oferecer subsídios para o planejamento e o aperfeiçoamento da ação educativa, na sala de aula, na instituição escolar, no sistema de ensino. A promoção de processos avaliativos de larga escala traz hoje para a instituição escolar a obrigatoriedade de refletir sobre seu desempenho em um contexto mais amplo, além de exigir a mudança de sistemáticas de avaliação de sala de aula.

Confira as áreas que oferecem cursos para o 2º semestre

Administração (M/D)*

Ciências Contábeis e Atuariais (M)

Ciências da Religião (M/D)

Ciências Sociais (M/D)

Comunicação e Semiótica (M/D)

Direito (M)

Economia (M)**

Educação: Currículo (M/D)

Educação: Formação de Formadores (MP)

Educação: História, Política, Sociedade (M/D)

Educação Matemática (M/D/MP)

Educação: Psicologia da Educação (M/D)

Educação nas Profissões da Saúde (MP)

Engenharia Biomédica (M)

Filosofia (M/D)

Fonoaudiologia (M/D)

Geografia (M)

Gerontologia (M)

História (M/D)

História da Ciência (M/D)

Língua Portuguesa (M/D)

Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (M/D)

Literatura e Crítica Literária (M)

Psicologia Clínica (M/D)

Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (M/D)

Psicologia Social (M/D)

Serviço Social (M/D)

Tecnologias da Inteligência e Design Digital (M/D)

Teologia (M/D)***

* Necessário apresentar na inscrição a aprovação no teste Anpad

**Somente aos candidatos que já prestaram Anpec

*** Curso Eclesiástico de Doutorado

Imprensa PUC-SP
Fonte Imprensa PUC-SP 21/04/2013 ás 12h

Compartilhe

Novo programa de mestrado profissional da PUC-SP foca a formação de gestores pedagógicos