Novo Fox traz recursos tecnológicos inovadores no segmento e a evolução do design mundial da Volkswagen

Fonte Imprensa Volkswagen do Brasil 19/08/2014 às 12h
Mais moderno, atraente e sofisticado, o Novo Fox chega como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. O modelo, que revolucionou o mercado nacional e criou uma categoria inédita no País, começa a chegar nos próximos dias às mais de 630 concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo Fox passa a oferecer ainda mais recursos de segurança e itens de conforto que geralmente são encontrados em veículos de categorias superiores.

Entre os destaques do Novo Fox estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC), a ampla gama de motores e transmissões – incluindo o novo motor 1.6l MSI e o inédito câmbio manual de seis marchas –, o sistema park pilot (com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), o easy trunk (sistema elétrico de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), o easy drive (direção com assistência elétrica) e os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light). Há, ainda, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC), sistema de navegação embutido no painel RNS315, controle de tração, entre outros.

Evolução do design global – A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf. Assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do Novo Fox são novos. O que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e em posição horizontal). O novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas. Outra novidade é o Easy Trunk (“schwenkemblem”), sistema de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat. O Novo Fox traz também um interior mais moderno e sofisticado.

Quatro versões, quatro motores, três transmissões - O Novo Fox recebe a nomenclatura global da Volkswagen para denominar suas versões. Com isso, o modelo passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion). Essas versões contam com três configurações de câmbio e quatro opções de motorização. Todos os conjuntos mecânicos têm calibração específica para atender da melhor forma possível a proposta da versão na qual são aplicados. Ao todo são oito combinações possíveis: a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento. O Novo Fox Trendline, versão de entrada, e Novo Fox Comfortline, configuração intermediária, podem ser equipados com os motores 1.0l TEC (de até 76 cv) e 1.6l MSI (de até 104 cv), ambos de quatro cilindros em linha.
Novo motor 1.6 MSI, da família EA211 - Outro destaque é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6l MSI está disponível para a versão Highline. Esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote. Além da nova motorização, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Inédito câmbio manual de seis marchas – O Novo Fox Highline traz de série a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso e exclusivo no segmento. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg. Tendo como principais objetivos a performance, a economia de combustível e a excelência em funcionamento, o novo câmbio manual de seis marchas mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1).
Novo motor 1.0l de três cilindros - O Novo Fox BlueMotion é equipado com o premiado motor 1.0l de três cilindros, da família EA211. Ele tem potência de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. Assim como o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, da família EA211, o motor 1.0l de três cilindros conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que não utiliza o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.

Equipamentos inéditos - Desde a versão de entrada, Trendline, é de série a direção com assistência elétrica Easy Drive, que, além do excelente conforto, traz como principal vantagem em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia quando necessário. A lista de itens de série do Novo Fox Trendline conta, ainda, com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos. Outro recurso exclusivo no segmento é o Park Pilot, sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros, disponível já a partir da versão intermediária Comfortline. O Novo Fox oferece também os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorusta girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.

Sistema de navegação embutido no painel - Outro recurso inédito na linha Fox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o rádio navegador RNS315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

ESC - Controle eletrônico de estabilidade – O Novo Fox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo Fox Highline.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Sistema de freios mais avançado – O Novo Fox Highline conta com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro. Além de ser mais eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 15% menos força para realizar a mesma desaceleração. Esse sistema traz maior resistência ao efeito de fading (perda de eficiência causada por aquecimento após frenagens sucessivas), o que mostra um excelente comportamento térmico.

Versatilidade para acomodar até 1.016 litros - O modelo tem 3,86 metros de comprimento, 1,66 metro de largura e 1,55 metro de altura e acomoda com conforto cinco adultos. O espaço que oferece para a cabeça é algo raro em um carro com essas dimensões: são 995 mm para os que ocupam os bancos dianteiros e 964 mm no banco de trás, proporcionando excelente espaço para ocupantes de maior estatura. Isso sem falar na modularidade dos bancos. Com o assento traseiro rebatido e deslizado à frente, o volume até a altura do porta-pacote é de 663 litros. Nessa mesma situação, porém medindo até o teto, o volume interno da parte de trás da cabine do Novo Fox é de 1.016 litros, uma capacidade impressionante para um veículo compacto.

Dez anos de sucesso absoluto - O Fox é o segundo carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, entre os automóveis de passeio. Apresentado em outubro de 2003, o Fox acumula mais de 1.800.000 unidades produzidas até julho de 2014. Graças ao seu sucesso no mercado, o Fox serviu como base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011. Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
Imprensa  Volkswagen do Brasil
Fonte Imprensa Volkswagen do Brasil 19/08/2014 ás 12h

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