Novo CVT paulista prestará serviços a agricultores e empresários

Fonte Ascom do MCTI* 29/03/2013 às 8h
Oferecer cursos de informática à população em geral e prestação de serviços a agricultores e empresários da região. Essa é a proposta com a criação do Centro Vocacional Tecnológico de Franca (CVT Franca) inaugurado nesta quarta-feira (27), no município do interior de São Paulo. A cerimônia contou com a presença da analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Leda Cardoso, do prefeito Alexandre Ferreira, além de secretários municipais e de parlamentares.

 

Os CVTs são unidades de extensão tecnológica, apoiadas pelo MCTI, que articulam pesquisa aplicada e educação tecnológica e profissional orientadas para o desenvolvimento das vocações econômicas locais e para a melhoria da qualidade de vida, principalmente, das populações em situação de extrema pobreza e de baixa renda.

A unidade de Franca é uma das cerca de 300 em funcionamento em todo o país. Ligada à Secretaria de Desenvolvimento local, é composta por laboratórios de informática, com 20 computadores e outro para pesquisas, além de uma biblioteca. No espaço serão oferecidos cursos na área de informática básica e análise de alimentos, água e solos.

A ideia é também efetivar contatos com as instituições agropecuárias (associações de produtores, cooperativas, colégio agrícola, sindicato rural) para convênio visando à realização de análises de solo para os agricultores, entre outros serviços voltados para o setor empresarial.

A unidade é resultado de um convênio entre a prefeitura e o governo federal, por meio do MCTI, com base em emenda parlamentar do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), para a qual foram investidos mais de R$ 500 mil com uma contrapartida municipal no valor de R$ 116 mil. Recursos utilizados em obras e na compra dos equipamentos para a montagem dos laboratórios de informática e de análise.

Qualidade de vida

“Ter o Centro Vocacional Tecnológico é muito importante para a cidade. Vamos oferecer para a população cursos, capacitação e habilitação para que ela possa conseguir um emprego melhor e, assim, ganhar mais e melhorar sua qualidade de vida”, disse o prefeito na inauguração.

A analista do MCTI Leda Cardoso, que vistoriou as instalações do novo CVT, parabenizou a prefeitura pelo compromisso e a responsabilidade em adquirir todos os equipamentos e insumos de laboratórios conforme constava no projeto apresentado no convênio com o ministério. Para ela, a unidade de Franca serve de referência em relação às outras iniciativas pelo país. “Esse projeto é promissor e tem o diferencial da prestação de serviços, o que ajudará na sua manutenção e continuidade ao término do convênio”, disse. Leia mais.

 

 *Com informações complementares da prefeitura de Franca

Ascom do MCTI*
Fonte Ascom do MCTI* 29/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Novo CVT paulista prestará serviços a agricultores e empresários