Novo Crisinforma já está disponível on-line

Fonte Cris/Fiocruz 13/08/2014 às 8h
A 15ª edição do Crisinforma traz como destaques a cooperação firmada entre a Fiocruz e a Universidade de Yale (EUA) para a formação de uma Aliança para Saúde Global, que terá como objetivo a promoção da saúde e da equidade nas Américas e em outras regiões por meio da educação. A ideia é criar e desenvolver um programa para o intercâmbio de estudantes e professores, com foco em áreas como doenças negligenciadas, saúde mental, sistemas de saúde e história da ciência e da medicina.

O informativo traz ainda uma reportagem sobre a internacionalização dos cursos de pós-graduação da Fiocruz, e os benefícios que estas trocas de conhecimentos estão ocasionando tanto para os estudantes quanto para a instituição. São dois os modelos de cooperação internacional desenvolvidos pela Fiocruz na área de ensino: parcerias estruturantes com países do hemisfério Sul que desejam fortalecer suas instituições de saúde, e com países do Norte, por meio de intercâmbios entre pesquisadores e estudantes.

O entrevistado da edição, Leonardo Davi, apresenta um panorama das cooperações internacionais para estudos de Aids, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O pesquisador destaca a participação do INI na rede HPTN 052, cujos estudos sobre terapia antirretroviral demonstram redução na transmissão do vírus, e a participação no Reflate (Agência Nacional de Pesquisas sobre a Aids na França, em português), dentre outras atividades.

Estes e outros assuntos podem ser conferidos na edição completa, disponível on-line.
Cris/Fiocruz
Fonte Cris/Fiocruz 13/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Novo Crisinforma já está disponível on-line