Nova solução da Unisys permite que passageiros de aeroportos monitorem a chegada de suas bagagens via dispositivos móveis

Fonte G&A Comunicação Corporativa 27/04/2013 às 21h

A versão 4.0 do Sistema de Reconciliação de Bagagem da companhia aumenta a segurança e a eficiência do manuseio de malas e volumes nos aeroportos.

Desembarcar no aeroporto e descobrir que as malas não chegaram é uma experiência pela qual ninguém quer passar. Além de ser uma dor de cabeça para o passageiro, o extravio de bagagem representa um prejuízo de US$ 2,5 bilhões ao ano, segundo estimativas de empresas do setor. O novo Sistema de Reconciliação de Bagagem (BRS, na sigla em inglês) da Unisys oferece maior controle e agilidade a este processo, garantindo comodidade aos passageiros. A versão 4.0 está disponível como um serviço gerenciado para companhias aéreas, aeroportos e autoridades responsáveis pela segurança das bagagens de usuários de transporte aéreo.

A solução da Unisys vincula os passageiros às suas bagagens, fazendo o rastreamento enquanto elas percorrem o sistema, ajudando as companhias aéreas a cumprirem os requisitos de segurança do setor, que proíbem, por exemplo, que as bagagens viajem desacompanhadas de seus donos. Quando os passageiros fazem o check-in, cada mala recebe um código de barras, que é lido e associado ao registro do bilhete antes do embarque na aeronave. Como a companhia aérea tem um registro da ordem de embarque das bagagens, as malas podem ser rapidamente identificadas e recuperadas, caso o passageiro não consiga embarcar por algum motivo.

O Presidente e Gerente Geral de Transportes Globais da Unisys, Olivier Houri, afirma que o BRS é um exemplo de como os processos implementados para cumprir os requisitos de segurança podem ser estruturados para aprimorar operações comerciais e, assim, fornecer benefícios reais. “O BRS orienta operadores terrestres a processar rapidamente as bagagens embarcadas, fornecendo melhor serviço ao cliente e auxiliando companhias aéreas e aeroportos a utilizar seus recursos com mais eficiência”, explica o executivo.

Controle na palma da mão

A nova versão do BRS da Unisys inclui um aplicativo móvel, disponível para as plataformas Android e iOS, que permite aos passageiros receberem alertas via smartphone ou tablet avisando quando as bagagens foram carregadas na esteira. Quando a solução é integrada ao Sistema de Exibição de Informações de Voos do aeroporto (FIDS, em inglês), o aplicativo também informa quando e em qual esteira a bagagem estará disponível para retirada. Os passageiros podem, então, optar por ir diretamente à área de bagagem ou aproveitar o tempo em lojas e restaurantes do aeroporto.

Informações em tempo real

A versão 4.0 do BRS fornece uma visão abrangente de todos os voos e bagagens que estão chegando ao aeroporto por cada companhia aérea. As ferramentas de análise da solução oferecem aos operadores terrestres informações sobre estatísticas da equipe de pessoal, picos de demanda e número de malas a serem embarcadas e desembarcadas para ajudar a programar a quantidade adequada de pessoas para processar as bagagens.

As informações são atualizadas em tempo real enquanto as malas são retiradas da aeronave, permitindo ao aeroporto de destino identificar quais devem permanecer a bordo, quando se destinam a outro ponto, e a processar mais rapidamente qualquer mala perdida para que possa ser devolvida ao respectivo passageiro.

Usando um mecanismo avançado baseado em regras, a solução da Unisys registra o andamento do manuseio de bagagens e exibe indicadores codificados por cores que mostram o desempenho em relação aos níveis de serviço estabelecidos. Normalmente, esses indicadores controlam o tempo percorrido entre a primeira e a última mala embarcada em um avião.

Outra forma de controle é por classe de assento, em que as bagagens pertencentes a passageiros da primeira classe ou da classe executiva devem ser processadas dentro de um prazo específico. As informações em tempo real permitem ações proativas e preventivas, caso uma equipe extra de pessoal seja necessária para concluir o embarque dentro do tempo previsto. Como os dados podem ser acessados via tablets, a equipe de operadores terrestres pode tomar decisões de forma rápida e assertiva.

As informações de manuseio de bagagens também podem ser analisadas após o voo para determinar se é necessário fazer alterações na forma como a bagagem é despachada na área de embarque, a fim de identificar períodos de pico. Assim as trocas de turno e os intervalos podem ser programados em horários adequados e fica mais simples avaliar o desempenho individual da equipe de operadores em relação a indicadores-chave de desempenho nas respectivas funções.

O Sistema de Reconciliação de Bagagens da Unisys foi adotado em mais de 95% dos voos internacionais da Austrália, incluindo os aeroportos de Sydney, Melbourne, Brisbane, Cairns, Perth, Adelaide, Darwin e entre outros. No total, são 17 aeroportos e 38 companhias aéreas na região da Ásia Pacífico, entre elas o Conselho de Representantes de Companhias Aéreas da Austrália, o Conselho de Representantes de Companhias Aéreas da Nova Zelândia e a empresa Qantas, que opera voos domésticos.

Sobre a Unisys

A Unisys é uma empresa mundial de tecnologia da informação que oferece um portfólio de serviços de TI, software e tecnologia que resolvem problemas críticos para os clientes. A Unisys é especializada em ajudar os clientes a proteger suas operações, aumentar a eficiência e a utilização dos seus data centers, melhorar o atendimento aos seus usuários finais e colaboradores, e modernizar seus aplicativos corporativos. Para oferecer esses serviços e essas soluções, a Unisys reúne ofertas e recursos em serviços de outsourcing, serviços de integração de sistemas e consultoria, serviços de infraestrutura, serviços de manutenção e tecnologia de servidores de grande porte. Com aproximadamente 23.000 colaboradores, a Unisys atende a organizações comerciais e órgãos públicos em todo o mundo. Para saber mais, visite www.unisys.com.br.

G&A Comunicação Corporativa
Fonte G&A Comunicação Corporativa 27/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Nova solução da Unisys permite que passageiros de aeroportos monitorem a chegada de suas bagagens via dispositivos móveis