Nova ministra da Saúde do Uruguai assume cargo

Fonte Ansa flash 25/02/2013 às 21h

Susana Muñiz substituirá Jorge Venegas, impedido de permanecer no cargo devido a disposições constitucionais

MONTEVIDÉU, 25 FEV (ANSA) - A uruguaia Susana Muñiz assumiu hoje o cargo de nova ministra da Saúde do país, substituindo Jorge Venegas, impedido de permanecer no cargo devido a disposições constitucionais.

Muñiz, uma médica funcionária da ASSE, órgão público que administra os hospitais do Estado, foi recomendada pelo Partido Comunista, que integra a coalizão do governo Frente Ampla.

O presidente anunciou que Venegas continuará trabalhando no Ministério da Saúde Pública como assessora de Muñiz.

O Partido Colorado, da oposição, denunciou Venegas diante da Corte Eleitoral por entender que estava inabilitado para exercer o cargo em função de requisitos constitucionais referidos à cidadania legal.

Venegas nasceu em 1948, em Santiago do Chile. Apesar de possuir cidadania uruguaia -- obtida em abril de 2004 --, ele não pode ficar no cargo até 2014, segundo estabelece a Constituição do país.

O funcionário, que renunciou ainda sem um pronunciamento oficial da Corte, tinha assumido como vice-ministro em dezembro de 2009, durante o governo do presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), e Mujica o confirmou no cargo até que foi designado como chefe do Ministério em julho de 2011.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 25/02/2013 ás 21h

Compartilhe

Nova ministra da Saúde do Uruguai assume cargo