Nova geração garante pela primeira vez índice para Mundial de atletismo

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 21/05/2013 às 16h


A competição mais importante do atletismo mundial em 2013 será disputada no mês de agosto na Rússia. Até o momento, a delegação brasileira conta com 16 atletas que têm o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para participar o Campeonato Mundial de Moscou. A lista conta com alguns candidatos a estrear em mundiais, como Jucilene Lima (lançamento de dardo) Anderson Henriques (400m e 4x400m), Solonei Rocha (maratona) e Augusto Dutra (salto com vara).

Dos atletas que garantiram o tempo, quatorze são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Se confirmada na delegação nacional, será a primeira vez que a bolsista Jucilene Lima, 22 anos, estará no campeonato mundial. A atleta do lançamento de dardo já traçou o objetivo dentro da competição. “Espero continuar com o meu desempenho dos últimos lançamentos e, quem sabe, bater o recorde brasileiro, lançando mais de 61,94m”, disse.

Jucilene garantiu o índice com a melhor marca da sua carreira ao lançar o dardo em 60,03m. “Garanti a marca durante o Campeonato Paulista de Lançamento. Será a minha primeira competição na categoria adulta”, completou.

 

De todos os qualificados, os paulistas Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto de Almeida Paula, da maratona, são os únicos já oficialmente convocados pela CBAt para o Mundial. Os atletas das demais provas ainda poderão conseguir qualificação para o Campeonato Mundial até o dia 14 de julho.



Outro estreante em mundiais será Anderson Henriques, 21 anos, que garantiu, até o momento, o tempo para representar o país nas provas mais longas de velocidade do atletismo, nos 400m e no revezamento 4x400m. “Espero treinar bem até agosto para melhorar o meu tempo e ficar entre os cinco primeiros”, contou o atleta, que também recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta.

Henriques é da nova geração do atletismo nacional. O atleta começou a disputar as provas nacionais com 17 anos e já no segundo ano como atleta conquistou a medalha de ouro no Troféu Brasil de Atletismo. Em 2011, o bolsista chegou a disputar a final da prova durante o Pan-Americano de Guadalajara, no México. “Essa será a maior competição na minha vida como atleta.”

Por outro lado, dos atletas com índice o paulista Fábio Gomes da Silva, do salto com vara, já está fora da seleção brasileira. Ele foi operado na última sexta-feira (17.05) por causa de ruptura do tendão calcâneo e só voltará a treinar no final do ano.

A próxima competição em que a maioria dos atletas tentará obter índices para o Mundial será o Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, de 6 a 9 de junho, no Ibirapuera, em São Paulo.

Confira a lista dos atletas com o índice para o Mundial:

Masculino
200 m - Bruno Lins e Aldemir Gomes da Silva Jr
400 m - Anderson Henriques
800 m - Kleberson Davide
Maratona - Solonei Rocha (já foi o Pan-Americano) e Paulo Roberto de Almeida Paula*
400 m com barreiras - Mahau Suguimati
Salto em distância - Mauro Vinícius da Silva, o Duda
Salto com vara - Augusto Dutra e Fábio Gomes dos Silva**
Lançamento do disco - Ronald Julião
Revezamento 4x400 m

Feminino
100 m - Franciela Krasucki e Ana Cláudia Lemos
200 m - Ana Cláudia Lemos
Salto triplo - Keila Costa
Lançamento do dardo - Jucilene Lima
Salto com vara - Fabiana Murer – Karla Rosa
Revezamento 4x100 m

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 21/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Nova geração garante pela primeira vez índice para Mundial de atletismo