Nova diretora da OPAS visita o Ministério da Saúde

Fonte Ascom - MS 26/02/2013 às 21h

Em sua primeira viagem oficial, Carissa Etienne ressalta a importância da experiência brasileira na consolidação de um sistema público de saúde universal

O Brasil foi o primeiro país escolhido para visita oficial da nova diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne. Ela foi recebida, nesta segunda (25), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e participou de reunião com os secretários da pasta para apresentação dos programas prioritários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, a diretora ressaltou o papel de liderança do Brasil nas Américas por sua ampla política de saúde pública.

“A cooperação técnica entre o Brasil e a OPAS é única, reconhecemos a liderança e importância do país. A cobertura universal, a diversidade de serviços e a ampliação da assistência são exemplos para outros países”, afirma Carissa Etiene. Entre os programas que foram apresentados a ela no encontro destacam-se as ações voltadas à Saúde da Mulher, como o acompanhamento pré-natal e aumento de mamografias realizadas; o Programa Saúde na Escola, com estratégias voltadas à melhoria da alimentação e incentivo à atividade física; e a implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) para desafogar os prontos-socorros do país.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, abordou ainda a adesão dos municípios ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), lançado em 2011. A iniciativa visa garantir um padrão de qualidade nacional para maior efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica na rede pública.

A diretora Carissa participará amanhã de uma segunda reunião com os secretários do Ministério da Saúde para conhecer as cooperações Sul-Sul, as ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico em saúde e os desafios referentes a populações específicas, como aquelas que moram em lugares de difícil acesso e os indígenas. Carissa Etienne assumiu a direção da OPAs em fevereiro.

Ascom - MS
Fonte Ascom - MS 26/02/2013 ás 21h

Compartilhe

Nova diretora da OPAS visita o Ministério da Saúde