Nova apreensão de animais realizada pelo Ibama nos Correios de Passo Fundo/RS

Fonte Ascom Ibama/RS 17/05/2013 às 19h

Porto Alegre - É o sexto caso em 12 meses de tráfico de animais identificado pelo Ibama. Foi apreendido no Centro de Distribuição dos Correios de Passo Fundo, nesta quarta-feira (15/05), uma caixa contendo insetos, 344 animais no total. O pacote foi postado em Águas Vermelhas, em Minas gerais, com o destino a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

 

São 264 coleópteros (besouros), 79 lepidópteros (borboletas e mariposas) e um bicho-pau. Os animais estavam todos conservados secos, provavelmente para coleção científica, ou em formol com álcool, para coleção didática. Pelo sistema de armazenamento e transporte dos lepidópteros, trata de remessa para pesquisa científica, como pode ser visto nas fotos, utilizando os envelopes entomológicos de papel manteiga.

A prática incorre em crime, conforme a Lei dos Crimes Ambientais, com pena de seis meses a um ano de detenção e multa de R$ 500 reais por indivíduo. Caso seja constatado, após a identificação específica, que algum dos 344 animais faça parte da lista de animais ameaçados de extinção o valor será aumentado para R$ 5 mil por indivíduo.

Os animais apreendidos foram doados ao Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, da Universidade de Passo Fundo, onde serão catalogados e farão parte da coleção didática.

 

Ascom Ibama/RS
Fonte Ascom Ibama/RS 17/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Nova apreensão de animais realizada pelo Ibama nos Correios de Passo Fundo/RS