Nobel de Física apresenta no Rio resultados sobre a matéria escura

Fonte Ascom do CBPF 28/03/2013 às 18h
A Conferência Internacional de Raios Cósmicos (ICRC, pela sigla em inglês) terá a participação do físico norte-americano e Nobel de Física de 1976 Samuel Ting. Ele apresentará os resultados mais recentes de um experimento científico espacial que estuda a matéria escura, o misterioso componente que responde por cerca de um quarto da constituição do universo.

 

Em sua 33ª edição, o evento – um dos maiores, mais importantes e mais tradicionais encontros da área – ocorrerá pela primeira vez na América do Sul. Estima-se que virão ao Rio de Janeiro, para os sete dias de conferência, mil cientistas do mundo inteiro, entre eles renomados especialistas.

Ting é o atual líder do experimento AMS (sigla, em inglês, para Espectrômetro Magnético Alfa). Com custo de US$ 2 bilhões, o AMS é um coletor de partículas de 7 toneladas instalado em maio de 2011 na Estação Espacial Internacional. O equipamento já capturou bilhões de núcleos atômicos e partículas – entre estas, basicamente elétrons e sua antimatéria, pósitrons – e registrou a energia de cada um desses fragmentos subatômicos.

Esses dados, que o Nobel revelará na conferência, podem ser o primeiro indício de uma detecção inequívoca da chamada matéria escura, cuja observação direta ainda ilude a ciência. A matéria escura é considerada um dos maiores mistérios atuais da natureza.

Por ser a primeira vez que o ICRC terá participação da comunidade que estuda o assunto, foi adotado o subtítulo A Conferência da Física de Astropartículas.

Organização

A edição brasileira do ICRC é organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Conta com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pelas fundações de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e de São Paulo (Fapesp).

No evento, são apresentados os prêmios da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap) para a pesquisa em física de raios cósmicos e astrofísica de partículas. Leia mais.

 

 

Ascom do CBPF
Fonte Ascom do CBPF 28/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Nobel de Física apresenta no Rio resultados sobre a matéria escura