No México, Obama se diz otimista sobre aprovação de reforma imigratória

Fonte Ansa flash 02/05/2013 às 21h

O presidente dos EUA disse, em visita oficial ao México, que, com este processo, seu país pretende "cumprir com seu futuro de nação de imigrantes"

CIDADE DO MÉXICO, 2 MAI (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se disse "otimista" sobre a possibilidade de ter sucesso nos "esforços para conseguir uma reforma imigratória integral" no Congresso norte-americano.

Obama disse, em visita oficial ao México, que, com este processo, seu país pretende "cumprir com seu futuro de nação de imigrantes".

"As tentativas de imigração ilegal baixaram muitíssimo, são os índices mais baixos em décadas, a fronteira é cada vez mais forte e competitiva e isso oferece mais oportunidades ao México", destacou.

O Congresso dos Estados Unidos discute atualmente uma iniciativa bipartidária de reforma imigratória que beneficiaria cerca de 11 milhões de pessoas, em sua maioria mexicanos, que são ilegais no país. A reforma é uma das prioridades de Obama em seu segundo mandato.

O presidente norte-americano ainda disse que a fronteira de mais de 3 mil quilômetros entre os dois países "esta mais segura do que nunca".

Obama se encontrou hoje com seu homólogo mexicano, Enrique Peña Nieto, no marco de uma visita oficial de três dias que também vai incluir a Costa Rica.

Peña Nieto anunciou que os dois países acordaram em relançar suas relações econômicas e comerciais diante da criação de um grupo de diálogo de alto nível.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 02/05/2013 ás 21h

Compartilhe

No México, Obama se diz otimista sobre aprovação de reforma imigratória