O seu canal de notícias do Brasil e do Mundo.

      

NBB - Primeira vez

Fonte Liga Nacional de Basquete 20/05/2013 às 16h

 

Em sua terceira temporada no NBB, Uberlândia chega à inédita final e coloca Estado de Minas Gerais pela primeira vez na decisão da competição

Uberlândia é o primeiro classificado para a final da sexta edição do NBB (Raphael Oliveira/EAZ)

O NBB terá um finalista inédito na temporada 2012/2013. Depois de fechar a série semifinal diante do Paschoalotto/Bauru por três jogos a zero, o Unitri/Universo chegou pela primeira a decisão do campeonato nacional e agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e São José para saber quem será seu adversário na briga pelo título da quinta edição da maior competição de basquete do país.

Representante da cidade de Uberlândia, a equipe comandada pelo técnico Hélio Rubens conseguiu outro feito único com sua chegada ao duelo decisivo do NBB. O Estado de Minas Gerais, presente em todas as edições da competição, ao menos com uma equipe participante, estará representado pela primeira vez na história na finalíssima do campeonato.

“A gente tem muito orgulho e honra do feito que conseguimos. Em uma competição com um nível técnico tão alto como foi o NBB neste ano, tínhamos como meta ficar entre os quatro primeiros. Dentro deste objetivo é claro que sempre pensamos em chegar à final e conseguir o título. Demos um passou muito grande, sempre com muita humildade e trabalho. Estamos muito motivados e com estes ingredientes temos ciência de que é com esse espírito que podemos chegar ao título. O clima na cidade é ótimo e jogamos as partidas contra Pinheiros e Bauru sempre com o Sabiazinho lotado e ainda teve muita gente que ficou de fora. Isso nos orgulha muito e nos motiva ainda mais”, disse o comandante uberlandense.

Nas quatro primeiras edições do NBB, três estados mais o Distrito Federal estiveram presentes na decisão. Nas duas primeiras temporadas, Flamengo (Rio de Janeiro) e Brasília (Distrito Federal) decidiram o título, com vitória para os rubro-negros em 2008/2009 e dos candangos em 2009/2010. Depois, o time da capital federal venceu o campeonato mais duas vezes e em ambas as oportunidades com triunfos sobre equipes do interior de São Paulo na final: Vivo/Franca, em 2010/2011, e São José/Unimed, em 2011/2012.

“Em 2004, nós ganhamos os títulos do Campeonato Brasileiro (na época organizado pela Confederação Brasileira de Basketball) e da Liga Sul-Americana, que eram troféus que o Estado de Minas Gerais ainda não tinha. Estou muito feliz por fazer história por aqui novamente”, completou Hélio, ao lembrar de sua passagem anterior pelo time Uberlândia, em que se sagrou campeão brasileiro e sul-americano entre os anos de 2004 e 2005.

Hélio Rubens disputará a final do NBB pela segunda vez (Ricardo Bufolin/Divulgação)

Além do ineditismo por chegar à final e levar o Estado de Minas Gerais pela primeira vez na história a tal feito, outro fato importante cerca a classificação do esquadrão do triângulo meinri ao jogo que definirá o campeão da atual edição do maior campeonato de basquete do país.

Finalista do campeonato nacional na temporada 2010/2011 à frente do Franca, Hélio Rubens, de 72 anos, atingiu a decisão da competição pela segunda vez em sua trajetória no NBB e se tornou o quarto treinador a chegar em mais de uma oportunidade à partida decisiva da competição.

Junto de Hélio, que é o treinador mais vitorioso da história da competição, com 113 vitórias (82 por Franca e 31 por Uberlândia), os outros três técnicos a levarem suas equipes duas vezes à final do campeonato foram Paulo Chupeta e Lula Ferreira, que conduziram Flamengo e Brasília, respectivamente, as decisões das duas primeiras temporadas, e José Vidal, único bicampeão do NBB, ao levar o esquadrão do Centro-Oeste do país ao título nas edições 2010/2011 e 2011/2012.

 

Confira a trajetória do Uberlândia até chegar à final do NBB 2012/2013:

Fase de classificação – 3º lugar (25 vitórias e nove derrotas – 73,5% de aproveitamento)
Quartas de final – vitória por 3 x 2 sobre o Pinheiros/SKY
Semifinal – vitória por 3 x 0 sobre o Paschoalotto/Bauru

Liga Nacional de Basquete
Fonte Liga Nacional de Basquete 20/05/2013 ás 16h

Compartilhe

NBB - Primeira vez