O seu canal de notícias do Brasil e do Mundo.

      

NBB - Para ampliar a vantagem

Fonte Liga Nacional de Basquete 02/05/2013 às 16h

Após abrir série com vitória fora de casa, Uberlândia recebe o Pinheiros, no Ginásio Sabiazinho, e pode abrir 2 a 0 no confronto de quartas de final

Uberlândia, de Gruber, levou a melhor sobre o Pinheiros, de Mineiro, na abertura do confronto (Ricardo Bufolin/Divulgação)

Mesmo atuando longe de seus domínios, o Unitri/Universo não teve problemas para vencer o atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, na primeira partida das quartas de final do NBB, por 86 a 67. Nesta quinta-feira (02/05), a equipe mineira terá a chance de aumentar sua vantagem na série, e será diante de sua torcida, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h00.

A imponente atuação diante dos paulistas no primeiro confronto certamente é um fator que dá confiança para os comandados de Hélio Rubens, que levaram a melhor por 86 a 67. Além disso, a superioridade da equipe do Triângulo Mineiro sobre o Pinheiros não se limita apenas aos playoffs, pois na fase de classificação da atual temporada do NBB, o Uberlândia também venceu as duas partidas contra o time da capital de São Paulo.

“A prática do nosso planejamento tem que ser mantida, ou ser até maior. Nós ganhamos esse primeiro jogo na defesa, tanto que eles fizeram sete pontos no segundo quarto. Então, se juntarmos isso com o nosso melhor revezamento possível, movimentos ensaiados, a percepção de ler o jogo, certamente conseguiremos continuar vencendo as partidas”, comentou o técnico do Uberlândia, Hélio Rubens.

Agora, com o apoio de sua torcida, a equipe do triângulo mineiro espera sair com mais um triunfo para ampliar para dois a zero a sua vantagem no confronto que vale vaga nas semifinais do maior campeonato de basquete do país.

“Nós temos que jogar exatamente como no primeiro jogo, com muita consciência. O que temos que saber é que ninguém ganha jogo por antecipação. Não é porque jogamos e ganhamos bem o primeiro jogo que vamos conseguir vencer os outros jogos da mesma maneira. Temos que ter a humildade de reconhecer que cada jogo tem sua história. Precisamos estar muito concentrados, muito focados para esta partida contra o Pinheiros”, acrescentou Hélio Rubens.

Porém, renascer das cinzas é uma das virtudes da equipe do Pinheiros. Muitos puderam conhecer um pouco do enorme poder de reação e superação do clube paulista nas oitavas de final desta quinta edição do NBB, em que a equipe perdia para o Winner/Kabum/Limeira por 2 a 0, mas conseguiu uma virada histórica na série, que classificou o time de Cláudio Mortari para as quartas de final.

Para o ala/pivô Rafael Mineiro, a larga derrota da primeira partida, em casa, não abala a equipe, que segue firme na busca pela vaga na semifinal. “Alguns resultados nos playoffs podem até influenciar, mas não no nosso caso. Somos um time experiente. É normal e natural reverter essa situação”, comentou o camisa 12 do Pinheiros.

Neste segundo jogo da série, a mudança de postura pinheirense começará a partir da o garrafão. A principal estratégia do clube paulista será explorar o jogo nos pivôs e dominar os rebotes. Porém, o foco principal da defesa será tentar parar a eficiente dupla do Uberlândia, os norte-americanos Robby Collum e Robert Day.

“Temos que começar defensivamente bem e jogar dentro do garrafão, trabalhar bem com os pivôs para dominar os rebotes. Isso faz muita diferença. Estamos estudando e analisando vídeos sobre os americanos que jogam no time de Uberlândia (Robby Collum e Robert Day). Teremos um plano de marcação e vamos tentar fazer com que a bola não chegue tanto neles”, afirma o pivô Rafael Mineiro.

Para a partida desta quinta-feira, o Uberlândia pode ter uma novidade. Após passar por um enorme susto, ao sofrer uma pancada na cabeça durante um treinamento e ter que se internado, o armador Helinho já está liberado pelo departamento médico e pode ser utilizado em alguns minutos do duelo por seu pai e treinador do time, Hélio Rubens.

Confira todos os jogos da série:

Unitri/Universo (3º) x Pinheiros/SKY (6º)
29/04 -Pinheiros 67 x 86 Uberlândia
02/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
04/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05* – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas

*Se necessário

 

Liga Nacional de Basquete
Fonte Liga Nacional de Basquete 02/05/2013 ás 16h

Compartilhe

NBB - Para ampliar a vantagem