NBB - Com show de Robert Day, Uberlândia domina o São José e confirma vaga no G-4

Fonte Liga Nacional de Basquete 11/04/2013 às 11h

 

Norte-americano anotou 24 pontos na tranquila vitória dos mineiros sobre o atual vice-campeão do NBB; mineiros garantiram vaga nas quartas de final da competição

Na noite desta quarta-feira, o Unitri/Universo apresentou um ritmo alucinante durante toda a partida e não deu chances ao São José/Unimed. Além disso, o norte-americano Robert Day estava inspiradíssimo e contribuiu para sua equipe garantir presença no grupo dos quatro primeiros colocados da temporada. Com um bom público presente no Ginásio Homero Santos, os mineiros venceram os atuais vice-campeões do NBB pelo placar de 88 a 63.

Após confirmar presença nas quartas de final da quinta edição do NBB, a equipe dirigida pelo técnico Hélio Rubens defenderá o terceiro lugar na próxima sexta-feira contra seu adversário direto, o quarto colocado, Vivo/Franca, fora de casa, às 21h, com transmissão ao vivo do SporTV.

O time de Uberlândia pode até perder para os francanos por três pontos de diferença que ainda garante o terceiro melhor posto da tabela de classificação. Se isso acontecer, a equipe do interior de São Paulo igualaria a campanha dos mineiros, porém, o esquadrão do Triângulo Mineiro ainda levaria vantagem pois, no confronto do primeiro turno venceram o tival, em casa, por quatro pontos (91 a 87).

O nome do jogo desta quarta foi o ala norte-americano Robert Day, autor de 24 pontos e seis assistências. O pivô Cipolini também teve boa atuação, ao registrar 14 pontos e pegar sete rebotes. Pelo lado dos joseenses, destaque para Murilo, responsável por 15 pontos.
"Não demos chances para eles hoje, isso é muito bom para ganharmos moral para o duelo contra Franca", analisou o armador do Uberlândia, Valtinho.

E que começo arrasador da equipe uberlandense na partida. A defesa funcionou perfeitamente e somado com o bom trabalho coletivo, o time da casa chegou a abrir 20 a 6 no início da partida. A superioridade continuou do lado de Uberlândia, que nos minutos finais do primeiro quarto, chegou a ampliar a vantagem para 15 (27 a 12). O destaque da etapa incial foi o ala Audrei, pois anotou nove pontos no período inicial, que terminou com 27 a 14 no placar.

O São José até tentou encostar no placar, mas esbarrou na inspiração do norte-americano Robert Day, que registrou 11 pontos na segunda parcial (três bolas de 3), que fizeram com que o Uberlândia abrisse sua maior diferença na partida: 18 pontos (43 a 25). Os joseenses ensaiaram uma reação no minuto final do período, sendo liderado pelo também estadunidense, Andre Laws, reduziram a vantagem mineira para 11 pontos ao final da primeira metade do confronto (45 a 34).

Ao voltar dos vestiários, o confronto ficou muito movimentado. A dupla Gruber e Cipolini ditavam o ritmo do ataque mineiro, enquanto o armador Luiz Felipe comandava as ações ofensivas do São José. Mas de nada adiantou, pois o Uberlândia, que ainda contou com a inspiração de Robert Day nas bolas de 3 pontos para abrir grande vantagem na partida (71 a 47). No segundo final do terceiro período, uma bola de três de Chico, no estouro do cronômetro, reduziu a diferença para 21 pontos (71 a 50).

Os donos da casa não só administraram a larga vantagem como a aumentaram no período final para 33 pontos (88 a 55). Os joseenses não conseguiram evitar a tranquila vitória do Uberlândia, que encheu os olhos da torcida presente no Ginásio Homero Santos ao cravar 88 a 63 no placar.
Flamengo encerra fase de classificação
A exemplo do Uberlândia, o líder Flamengo fechou sua participação na fase de classificação da temporada 2012/2013 do NBB vencendo o Suzano/Cesumar/Campestre, nesta quarta-feira, em casa, com folga, por 89 a 56. Essa foi a 30ª vitória do líder da competição em 34 partidas disputadas (88,2% de aproveitamento). Os cariocas estão automaticamente classificados para as quartas de final.

O ala/pivô Olivinha foi o cestinha do Flamengo na partida, com 17 pontos, seguido pelo ala Marquinhos, que anotou 12. Pelo Suzano, o principal pontuador foi o armador Jefferson Campos, que marcou 15 pontos.

"A gente trabalhou durante toda a temporada para esse momento. Não será um período de folga, não. Vamos treinar bastante para que possamos ficar prontos para encarar os playoffs", afirmou o pivô do Flamengo, Shilton.

Mais dois jogos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (11/04), a bola vai subir para mais duas partidas da quinta edição do NBB. Em Belo Horizonte, o décimo colocado, Icatu/Minas recebe o Paschoalotto/Bauru, dono da quarta posição, que precisa vencer para seguir sonhando com o G-4. O duelo será realizado na Arena Vivo, às 20h.

O outro confronto da noite será o duelo dos "lanternas" da competição. Tijuca/Rio de Janeiro e Suzano/Cesumar/Campestre medirão forças, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, também às 20h.


Para conferir as estatísticas completas das partidas do NBB acesse:
www.lnb.com.br

Liga Nacional de Basquete
Fonte Liga Nacional de Basquete 11/04/2013 ás 11h

Compartilhe

NBB - Com show de Robert Day, Uberlândia domina o São José e confirma vaga no G-4