Natação brasileira anuncia caminhos até Londres, prêmios e projetos

Fonte CBDA 20/05/2012 às 12h
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos reuniu treinadores, dirigentes e a imprensa na manhã desta sexta-feira, 18/05, no Centro Cultural do Correios, no Rio de Janeiro, para o anúncio oficial da delegação brasileira de Natação que irá disputar os Jogos Olímpicos de Londres, que contou ainda com um anúncio de premiação individual, programação dos atletas até os Jogos e projetos para as Olimpíadas de 2016.

A mesa foi composta pelo presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho; o chefe de missão do Comitê Olímpico Brasileiro em Londres, Bernard Rajzman; os Supervisores de natação e maratona aquática, Ricardo de Moura e Christiane Fanzeres; os técnicos de natação Alberto Silva e Arilson Silva, além dos representantes dos Correios – Patrocinador Oficial da Natação Brasileira – Graziela Cavaggione, chefe de departamento de comunicação; e Adeilson Telles, chefe de Gabinete da Presidência dos Correios.

Aproveitando a ocasião, Adeilson Telles divulgou um prêmio por medalha em Londres de 100 mil reais para a conquista do ouro, 50 mil para a prata e 30 mil para a medalha de bronze. Graziella Cavaggione aproveitou para falar da parceria com a CBDA que será estendida até 2016.

Até o momento a delegação brasileira será composta por 20 atletas (15 homens e 5 mulheres), sendo 17 nadadores em provas individuais e 2 nas provas de revezamento. Esta lista inclui também a maratonista aquática, Poliana Okimoto, pois no programa olímpico as maratonas aquáticas fazem parte da natação.

A lista ainda não está completamente fechada porque o Brasil espera conseguir classificar o seu revezamento 4×100 medley, tendo esta confirmação somente no dia 11 de junho, prazo dado pela FINA. Nas maratonas a última esperança vem na Seletiva Olímpica de Setubal, Portugal, no dia 10 de junho, em que os nadadores Allan do Carmo e Lucas Kanieski irão em busca de uma vaga no masculino.

Programação até os Jogos – Nesta fase final de preparação rumo as Olimpíadas os atletas ainda contarão com “paradas estratégicas” no Training Camp, 28 a 30/05 e de 06 a 11/06, no Crystal Palace; Torneio Marenostrum de Barcelona, de 02 a 03/06, e de Canet, entre 6 e 7/05; Troffeo Sette Colli, de 14 a 16/06, em Roma/Itália; Torneio Quatro Nações, no Canadá; e o período de Aclimatação no Crystal Palace, entre 16/07 a 23/07, como última parada antes da Vila Olímpica (detalhes no final).

Nas maratonas Aquáticas, a programação também é intensa e os atletas com chances de disputar os Jogos irão participar de um treinamento, ainda neste mês, entre os dias 26 e 27/05, na represa de São Bernardo do Campo/SP, em que será montado uma raia semelhante a que os atletas encontrarão em Londres para que se acostumem com o traçado reto do Hyde Park, que exigirá muita força física. Além disso, haverá as já programadas aclimatação no Crystal Palace e o período de treinamento no Centro Esportivo Hyde Park, de 1 a 8 de agosto.

Visando o futuro – Mesmo sem perder o foco principal de todo o trabalho, que são os Jogos Olímpicos de Londres, a CBDA juntamente com o COB já começou a apresentar os resultados dos seus esforços voltados para geração que poderá disputar as Olimpíadas de 2016, tendo como exemplo a maratonista Ana Marcela, primeira reseva da prova olímpica da sua modalidade. Ela está disputando as etapas Internacionais da Copa do Mundo FINA e também os atletas da natação que já participam de competições internacionais visando a aclimatação destes jovens com os mais variados ambiente e pressões das grandes competições.

02 a 03/06 – Torneio Marenostrum de Barcelona
06 e 07/06 – Torneio Marenostrum Canet
Daniel Ozerchowski, Kaio Márcio Almeida, Felipe Lima, Glauber Silva, Graciele Hermann, Henrique Rodrigues, Joanna Maranhão e Marcelo Chierighini.

Obs: Com exceção de Joanna e Glauber, todos participarão do training camp de 28 a 30/05 no Crystal Palace.

14 a 16/06 – Troffeo Sette Colli
Bruno Fratus, Tales Cerdeira, Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Henrique Barbosa, Leonardo de Deus, Thiago Pereira e Nicholas Santos.

Obs: Os atletas participam do Training de 06 a 11/06, no Crystal Palace.

Atenção: Daynara de Paula, Fabíola Molina e Felipe França não participarão das competições acima e só estarão com o grupo na fase de aclimatação no Crystal Palace, em julho.

ATLETAS CLASSIFICADOS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012

MASCULINO (15)
BRUNO FRATUS – 50M LIVRE
CESAR CIELO – 50M LIVRE / 100M LIVRE
DANIEL ORZECHOWSKI – 100M COSTAS
FELIPE FRANÇA SILVA – 100M PEITO
FELIPE LIMA – 100M PEITO
GLAUBER SILVA – 100M BORBOLETA
HENRIQUE BARBOSA – 200M PEITO
HENRIQUE RODRIGUES – 200M MEDLEY
KAIO MÁRCIO – 100M BORBOLETA / 200M BORBOLETA
LEONARDO DE DEUS – 200M BORBOLETA / 200M COSTAS
MARCELO CHIERIGHINI – 4X100M LIVRE
NICHOLAS SANTOS – 4x100M LIVRE (RESERVA)
NICOLAS OLIVEIRA – 100M LIVRE
TALES CERDEIRA – 200M PEITO
THIAGO PEREIRA – 200M MEDLEY / 400M MEDLEY

FEMININO (4)
DAYNARA DE PAULA – 100M BORBOLETA
FABÍOLA MOLINA – 100M COSTAS
GRACIELE HERRMANN – 50M LIVRE
JOANNA MARANHÃO – 400M MEDLEY

CBDA
Fonte CBDA 20/05/2012 ás 12h

Compartilhe

Natação brasileira anuncia caminhos até Londres, prêmios e projetos