Napolitano rejeita hipótese de renunciar à Presidência italiana

Fonte Ansa flash 30/03/2013 às 18h

O presidente ressaltou que o país continua tendo um governo, já que o mandato do primeiro-ministro Mario Monti permanece em vigor para os negócios correntes

ROMA, 30 MAR (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, declarou hoje que vai "exercer seu mandato até o último dia".

O chefe de Estado convocou uma coletiva de imprensa, após se reunido com as forças políticas eleitas para o Parlamento, constatando a impossibilidade de formar um novo governo para a Itália. Muitos analistas temiam que Napolitano renunciasse por causa do impasse político, mas o presidente reiterou que não vai deixar o cargo.

"Vou continuar a exercer até o último dia meu mandato, não escondendo ao país as dificuldades que estou encontrando e confirmando minha confiança na possibilidade de uma responsável superação da situação que a Itália está passando", declarou o mandatário italiano.

Napolitano informou que pretende consultar dois grupos restritos de especialistas que irão ajudá-lo em uma análise das questões institucionais, econômicas e sociais, na tentativa de encontrar uma solução que possa ser aceita pelas principais forças políticas italianas.

O presidente ressaltou que o país continua tendo um governo, já que o mandato do primeiro-ministro Mario Monti permanece em vigor para os negócios correntes.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 30/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Napolitano rejeita hipótese de renunciar à Presidência italiana