Napolitano diz que é preciso investir em prevenção para evitar desastres

Fonte Ansa flash 30/05/2012 às 21h
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, afirmou hoje que é preciso investir em prevenção para evitar desastres como os provocados pelos dois terremotos que em menos de nove dias atingiram a região de Emilia Romana no norte do país.

"Temos que mudar o comportamento bem como as políticas públicas de prevenção que estão gravemente inadequadas", disse o presidente, em visita a cidade de Pordenone, uma das afetadas pelos tremores.

Napolitano afirmou que "é sempre difícil investir em meios e recursos para prevenir e reforçar mas depois chega a conta das catástrofes que não fomos capazes de evitar".

Ele também disse que "mesmo neste momento as instituições devem dar exemplo de firmeza e serenidade. Não podemos simplesmente ter pena de nós mesmos. Temos o dever de passar uma mensagem de confiança e há razões para se fazer isso".

Hoje, Napolitano, o primeiro-ministro Mario Monti, o presidente da Câmara dos Deputados Gianrfranco Fini e o presidente do Senado Renato Schifani se reuniram na sede da Presidência para discutir medidas de assistência às vítimas e reconstrução dos locais atingidos.

No final do encontro, eles declararam que as pessoas afetadas poderão contar com "o máximo empenho da forças do Estado e a mais ampla solidariedade nacional para uma resposta eficaz à necessidade aguda de assistência e à rápida reconstrução".
Ansa flash
Fonte Ansa flash 30/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Napolitano diz que é preciso investir em prevenção para evitar desastres