Não existe consumo seguro com agrotóxico, afirma engenheiro agrônomo

Fonte Agência Câmara de Notícias 12/05/2012 às 20h
O engenheiro agrônomo representante da Associação Brasileira de Agroecologia, Vinícius Freitas, disse há pouco que não existe consumo seguro de agrotóxicos. Ele participa de audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Freitas citou pesquisa realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso no município de Lucas do Rio Verde, um dos cinco maiores produtores agrícolas do estado e um grande consumidor de agrotóxicos: em 2010, mais de 5 milhões de litros de agrotóxicos foram usados nas lavouras da cidade, principalmente de soja.

A pesquisa mostrou que dos 12 poços de água potável das escolas analisadas, 83% estavam contaminados com resíduos de vários tipos de agrotóxicos. Além disso, 56% das amostras de chuvas tinham defensivos agrícolas e 100% das mulheres em fase de amamentação tinham pelo menos um tipo de agrotóxico presente no leite materno.

Vinícius Freitas defendeu uma agricultura de base agroecológica, sem uso de agrotóxicos. Segundo ele, para que esse tipo de produção seja viável, são necessárias políticas públicas efetivas. Ele destacou que os pequenos agricultores, responsáveis por 70% da produção nacional, normalmente só conseguem crédito para plantar com o uso de agrotóxicos.

A audiência ocorre no Plenário 14.

Agência Câmara de Notícias
Fonte Agência Câmara de Notícias 12/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Não existe consumo seguro com agrotóxico, afirma engenheiro agrônomo