Na Líbia, Chávez participa de reunião da União Africana

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é um dos líderes que participam hoje da reunião da União Africana (UA) na Líbia, que se dedicará, principalmente, à análise e à busca de soluções aos conflitos na África.

A Líbia, país que exerce a presidência da UA, é a primeira nação visitada por Chávez em seu novo tour internacional, iniciado ontem. Ele passará ainda por Argélia, Síria, Irã, Belarus e Rússia, com retorno a Caracas programado para o dia 11.

"Fui convidado para a cúpula africana na Líbia. Vão todos os presidentes para uma reunião extraordinária para comemorar o 40º aniversário da revolução líbia", disse Chávez na última semana ao anunciar a viagem.

A reunião extraordinária da UA deverá discutir as situações de Darfur, Somália, Região dos Grandes Lagos e outras três zonas em crise, como Madagascar, Serra Leoa, Etiópia e Eritreia.

Os líderes ainda permanecem no país até amanhã, quando o general Muammar Kadhafi celebra o golpe de Estado de 1º de setembro de 1969, que o levou ao poder.

Além do anfitrião Kadhafi, também participam do encontro os chefes de Governo do Sudão, Omar al Bashir; Argélia, Abdelaziz Bouteflika; Tunísia, Ben Ali; Zimbábue, Robert Mugabe; Tanzânia, Jakata Kikwete; República Centro-Africana (RCA), François Bozizé, entre outros.

As Nações Unidas enviaram uma representante para a ocasião, Susana Malcorra, que é subsecretária-geral para apoio de campo da organização. O diretor-geral da Chancelaria italiana para a África, Giuseppe Morabito, também estará presente.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Na Líbia, Chávez participa de reunião da União Africana