Mutirão anual gratuito de Saúde e Cidadania dos Voluntários do Sertão será em Tremedal

Fonte Imprensa Voluntários do Sertão 10/03/2013 às 19h

Mutirão anual gratuito de Saúde e Cidadania  dos Voluntários do Sertão será em Tremedal

Meta é reunir 250 profissionais de diversas especialidades e fazer 20 mil atendimentos médicos e odontológicos durante uma semana.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará de 29 de abril a 03 de maio de 2013 em Tremedal, no interior da Bahia, a 13ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos gratuitos para a população carente do Brasil. Durante a semana os 200 voluntários de diversas especialidades vão realizar consultas, exames, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias.

Além de montar centro cirúrgico, consultórios em escolas, e farmácia a ONG também disponibilizará durante a ação 01 carreta com 10 consultórios odontológicos, 02 consultórios médicos itinerantes, 01 ambulância, e 01 ônibus para transportar pacientes. A meta é realizar 20.000 atendimentos durante a semana para a população da cidade e região.

O mutirão de saúde e cidadania dos Voluntários do Sertão é gratuito e anual. A ação conta com o apoio de empresas e Governo. A equipe de 250 voluntários é composta por médicos de várias especialidades, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, pilotos, motoristas e auxiliares administrativos liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia, destaca Doreedson Ribeiro Pereira, idealizador do projeto e presidente da ONG.
Entre os parceiros da ONG estão: FAB (Força Aérea Brasileira) Passaredo, GNATUS, ESSILOR, Gota Dourada, Unimed Ribeirão Preto, Centro Médico de Ribeirão Preto, Hospital São Lucas, Coca- Cola e Conselho Regional de Medicina- SP. Em doze anos de atuação, os Voluntários do Sertão mobilizaram 3.000 profissionais que realizaram mais de 111.000 atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a população carente.

Tremedal é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 588 quilômetros da capital Salvador. Sua população estimada é de 18.000 habitantes. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0, 47, e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é 4,1, segundo dados do IBGE.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos, cirúrgicos, odontológicos e distribuição de medicamentos. Devido ao grande alcance social da iniciativa, os Voluntários do Sertão ficaram conhecida nacionalmente. A cada ano o mutirão acontece em uma cidade carente do interior do país. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes.

Março/2013
Imprensa Voluntários do Sertão
Fonte Imprensa Voluntários do Sertão 10/03/2013 ás 19h

Compartilhe

Mutirão anual gratuito de Saúde e Cidadania dos Voluntários do Sertão será em Tremedal