Museu Regional de São João del-Rei é tema do Conhecendo Museus desta terça (5)

Fonte Ascom - Ibram 04/03/2013 às 15h

Museu Regional de São João del-Rei é tema do Conhecendo Museus desta terça (5)

A séria Conhecendo Museus, exibida pela TV Brasil, apresentará na próxima terça-feira (5), às 17h30, o Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram). No sábado (9), o episódio será reprisado às 15h30.

Integrante da rede do Ibram, o Museu localiza-se em um prédio histórico da cidade de São João del-Rei (MG), cuja construção terminou em 1859. Construído originalmente para servir como armazém, na parte térrea, e como residência para a família do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), a quem pertencia, na parte superior, hoje o MRSJDR possui acervo com aproximadamente 500 objetos.

São móveis, objetos industriais e documentos históricos, além do órgão (foto), recentemente restaurado, que pertenceu à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

O objetivo da exposição permanente do Museu é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial. No episódio do Conhecendo Museus serão mostrados aspectos da história e da cultura dessa região de Minas Gerais, presentes no acervo do Museu.

Conhecendo Museus – Este será o 44º episódio da série, que é resultado da parceria entre Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto. No total foram produzidos 52 episódios, de 26 minutos cada, que contam a história e as curiosidades de importantes museus do País.

A série é exibida sempre às terças-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 15h30, na TV Brasil. O episódio do 12 de março irá apresentar o Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ) e que também integra a rede do Ibram.

Saiba mais sobre a série Conhecendo Museus

Ascom - Ibram
Fonte Ascom - Ibram 04/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Museu Regional de São João del-Rei é tema do Conhecendo Museus desta terça (5)