Museu do Meio Ambiente recebe seminário e exposição sobre jardins urbanos

Fonte JBRJ 01/03/2013 às 17h

Museu do Meio Ambiente recebe seminário e exposição sobre jardins urbanos

Seminário internacional “Os jardins fazem a cidade” acontece em 6 e 7 de março, com a participação de paisagistas, arquitetos e pensadores da cidade franceses e brasileiros. Exposição abre em 8 de março.

Com conferências, debates e mesas-redondas ao longo de todo o dia, o seminário reunirá nomes como Gilles Clément, um dos maiores teóricos do paisagismo francês, professor na École Nationale Supérieure du Paysage (Escola Nacional Superiora do Paisagismo), em Versalhes, e Pascal Cribier, o arquiteto-paisagista autor do projeto de restauro dos Jardins des Tuileries (Jardim de Tulherias), em Paris. O seminário será aberto pelo filósofo, antropólogo e diretor da revista “Esprit”, Olivier Mongin. O fotógrafo Michel Corbou será o responsável pelo encerramento.

O evento discutirá o legado coletivo dos jardins públicos e questões de projeto, planejamento, uso e apropriação do jardins e paisagens públicas nas cidades contemporâneas. A concepção do paisagismo no Brasil também será debatida no evento, com abordagens sobre o Parque Madureira (projeto do arquiteto e urbanista Ruy Rezende), Parque do Flamengo (por Haruyoshi Ono, arquiteto paisagista) e o próprio Jardim Botânico do Rio, sobre o qual discorrerá a paisagista e pesquisadora Ana Rosa de Oliveira. As conferencias em francês terão tradução simultânea.

O Seminário é organizado pela Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB – UFRJ), Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro e Instituto Francês, com o patrocínio da Fundação Total e da empresa E&P do Brasil.

Inscrições gratuitas, com vagas limitadas: www.rioaliancafrancesa.com.br/inscricaojardinsfazemacidade
Programação completa: www.rioaliancafrancesa.com.br

Exposição – No dia 8 de março será aberta ao público a exposição “Os jardins fazem a cidade” no Museu do Meio Ambiente. Inédita, a mostra se baseia no livro “Des Jardins dans la ville” (“Os jardins na cidade”; arte/La Martinière, 2011), do fotógrafo Michel Corbou. Ao todo, serão expostas 69 imagens de jardins e paisagens urbanas captadas na Europa e fotografias inéditas realizadas no Brasil, onde Corbou esteve entre novembro e dezembro de 2012. Na exposição também será exibido, em sessões contínuas, o documentário “Les jardins font la ville” (“Os jardins fazem a cidade”; 52’, 2011), de autoria do fotógrafo, com legendas em português.

Conversas no Museu com Michel Corbou – Na terça-feira, 5 de março, às 10h, o Museu do Meio Ambiente convida o fotógrafo Michel Corbou e a paisagista Ana Rosa Oliveira (JBRJ)
para um bate-papo aberto ao público sobre os jardins públicos como patrimônio coletivo, com foco no trabalhode Corbou e na especificidade de seu olhar sobre os jardins. Haverá
tradução para o português.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JBRJ
Fonte JBRJ 01/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Museu do Meio Ambiente recebe seminário e exposição sobre jardins urbanos