Município fluminense recebe eventos voltados à astronomia

Fonte Ascom do Observatório Nacional 13/04/2013 às 8h

A cidade de Vassouras (RJ) recebe nesta sexta-feira (12), a partir das 16 horas, o evento Astronomia na Praça, no qual estudantes, professores e interessados em astronomia poderão ver o Sol, as estrelas, os planetas e nebulosas através de telescópios instalados na praça Barão de Campo Belo.

 

Amanhã (13) será realizado o Encontro Astronômico de Educadores em Vassouras, voltado a professores de ensino fundamental e médio. A proposta é que as atividades astronômicas desenvolvidas pelos professores com os seus estudantes sejam acompanhadas pelos pesquisadores do Observatório Nacional (ON/MCTI) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI).

O evento ocorre às 14 horas, no auditório do Centro de Cidadania. As inscrições podem ser feitas até o sábado, pela internet, mediante o convite direcionado às escolas da região do Vale do Paraíba do Sul.

A programação é coordenada pelos pesquisadores Josina Nascimento (ON) e Eugênio Reis (Mast) e integra o Olhai pro Céu, projeto desenvolvido conjuntamente pelas duas instituições.

A prefeitura de Vassouras, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, a Universidade Severino Sombra e o grupo de astrônomos do Espaço Ciência Viva NGC-51 são parceiros nessa realização.

O objetivo é divulgar e difundir a astronomia, utilizando os telescópios que foram adquiridos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) para as provas de observação da 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada agosto de 2012 em Vassouras e Barra do Piraí. Essa foi a primeira olimpíada científica de nível mundial realizada em solo brasileiro. Após o evento, os telescópios foram doados para escolas da região.

 

 

Ascom do Observatório Nacional
Fonte Ascom do Observatório Nacional 13/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Município fluminense recebe eventos voltados à astronomia