MPEs gaúchas de TI buscam parcerias na BITS 2013

Fonte M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos 10/05/2013 às 20h

Micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, com perfis bastante diversificados, vão mostrar na feira desde soluções de segurança da informação e desenvolvimento de sistemas de gestão, até sistemas de biometria facial e monitoração climática e ambiental

Pelo terceiro ano consecutivo micro e pequenas empresas (MPEs) gaúchas marcarão presença na BITS - Business IT South America, evento focado no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que acontece de 14 a 16 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre - RS. Reunidas em um estande coletivo coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado - Sebrae /RS, em parceria com a Tecnosinos, Valetec e Trino Pólo, 10 MPEs gaúchas participam este ano da iniciativa. "Já estivemos presentes neste mesmo formato em 2011 e 2012 e os resultados são positivos. Através de ações como esta as MPEs podem se beneficiar da aproximação com clientes e parceiros, com a possibilidade de alavancar seus negócios", diz Gustavo Piardi dos Santos, gestor de Projetos do Sebrae/RS.

Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica e CEO da feira conta que a presença das MPEs na BITS é marcante desde sua primeira edição, em 2011. "A participação em feiras de caráter internacional como a BITS é uma estratégia para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do setor de TI e que garante maior visibilidade e inserção comercial nesse mercado", comenta.

Visibilidade para a exposição do software EOS e o seu modelo de negócio é o que traz à BITS 2013 a Done Tecnologia da Informação, empresa de Porto Alegre, com 14 anos de atuação no segmento de outsourcing. Segundo Mauricio Filippon, diretor da empresa, o objetivo é atrair o interesse de parceiros e investidores, bem como clientes para o uso do sistema de gestão de TI EOS, comercializado no modelo PaaS (Plataform as a Service), com host em ambiente cloud. "Esta ferramenta possibilita que um profissional de TI ou uma empresa de TI gerencie toda a sua operação, funcionando como um ERP para o business de informática. O software EOS conta com controle de chamados, CRM, Tome Sheet, controle de inventário, e gestão de dados de TI", explica o executivo. De acordo com Filippon, "juntamente com o sistema EOS, e totalmente conectado a ele, a Done está propondo um cowork de TI, pioneiro no País, o D101 Cowork IT, ambiente de trabalho compartilhado, comercializado no modelo de 'pay per use' ou 'fee mensal', totalmente equipado e adequado para atender ao profissional nas diversas áreas no universo da tecnologia da informação."

Lançamento

Já a NetEye, de São Leopoldo, volta à feira este ano (a empresa foi expositora em 2012) com o lançamento da versão 6 do software NetEye. Novo layout com melhorias na usabilidade e a união da console e do config em um único processo no qual poderá ser feita a visualização dos dados e a configuração do software, são algumas das novidades do produto que serão apresentadas em primeira-mão aos participantes da feira. "O software NetEye gerencia a forma como as pessoas usam os computadores e garante maior segurança às informações conectadas em rede. É também o único no seu conjunto de funções garantidas pelos cinco módulos (Produtividade, Inventário, Monitoramento, Segurança e Desempenho) que compõem o produto", informa Fábio Santini, CEO da empresa. Segundo ele, um diferencial importante é a facilidade de uso, pois o sistema foi desenvolvido para ser acessado por pessoas não especialistas em tecnologia da informação. "Com a participação na BITS 2013 pretendemos apresentar o software NetEye, conquistar novos clientes e novos parceiros que possam representar a empresa em outros países, assim como ocorreu na BITS 2012, quando consolidamos a parceria com a portuguesa NovelActron para distribuição do NetEye na Europa", diz Santini.

Novos clientes e parceiros

Também expositora da BITS desde o ano passado, a Cruzeiro Sistemas de Gestão, prestadora de serviços de informática de Caxias do Sul, e que atua com produtos da WK Sistemas, pretende intensificar parcerias na feira: "o objetivo na BITS 2013 é consolidar o investimento feito em 2012, quando tivemos muitos contatos e apresentamos nosso produto. Este ano queremos intensificar parceiras e destacar o nosso sistema como uma solução corporativa completa", diz Fernando Bertolla , diretor. O destaque da empresa na BITS será a linha Radar Empresarial, composta por um conjunto de sistemas que atende companhias de diversos portes e setores produtivos, processando, armazenando e gerenciando uma grande variedade de informações. Bertolla tem como meta aumentar em 30% o faturamento da empresa este ano e a presença na BITS é parte da estratégia para chegar lá.

Desenvolver novos negócios a partir da participação na feira é o que espera ainda Alexandre Alonso, gerente de Negócios da PHSul. Localizada em Canoas e atuando há 16 anos como integrador de projetos em soluções convergentes de voz, dados e mobilidade, segundo ele, a PHSul está pronta para atender os mercados SOHO (Small Office, Home Office), médio e grande porte, oferecendo serviços e equipamentos de ponta. "Esperamos que a BITS 2013 seja uma ferramenta para alavancar grandes negócios, firmando nossa marca no mercado de tecnologia."

Presente no evento desde sua estreia no Brasil, em 2011, a Organisys Software, de Bento Gonçalves, tem como principal produto o Bling, um software integrado de gestão empresarial, no mercado há três anos, e que será um dos destaques da empresa na BITS 2013. "O Bling foi criado no modelo de software como serviço utilizando o conceito de cloud computing. Outro produto que vamos apresentar é o Organix, um sistema de gestão voltado para agências digitais, web designers e arquitetos, que auxilia na organização da informação e do tempo", adianta Antônio Régis Nodari, diretor. Segundo ele a empresa registrou um aumento significativo nos negócios nos meses seguintes às participações na BITS: "este ano nossa expectativa é efetuar contato com clientes finais e interessados em parcerias comerciais", completa.

Biometria facial, monitoração climática e ambiental

Com perfis bastante diversificados, as MPEs gaúchas presentes na BITS 2013 vão mostrar na feira soluções como o EnttryFace, da Enttry Softwares, de Caxias do Sul. "Trata-se de um serviço baseado em webservice de reconhecimento facial que pode ser integrado a qualquer software existente", explica Thiarlei Macedo, diretor Executivo. Atuando no mercado nacional e também na Europa, a empresa é especializada no desenvolvimento de soluções com ênfase nas áreas de Biometria Facial e Monitoramento, Tarifação e Gerenciamento de Impressão e Cópia. "Durante a BITS buscamos estabelecer parcerias sólidas para alavancar negócios", complementa Macedo.

 

Outra empresa que vem com novidades para a BITS é a Unidigital, de Porto Alegre, que vai lançar na feira o sistema NOTUS COLLECTOR, que compreende equipamentos e software para monitoração climática e ambiental. "Desenvolvido totalmente com engenharia brasileira, o sistema tem como objetivo a coleta de dados de sensores e medidores instalados em campo e sua transmissão telemétrica a um ponto remoto. O produto tem capacidade para gerenciar dezenas de pontos de coleta. Os dados coletados podem ser visualizados no software NOTUS MULTIESTAÇÕES e daí publicados na web, por exemplo", detalha Nivio Fialho, diretor. Segundo ele, o sistema possibilita a medição dos níveis de precipitação (chuva), permitindo gerar um alerta antecipado para a Defesa Civil, para que sejam tomadas medidas preventivas, salvando vidas e propriedades."Nossa expectativa é ampliar a visibilidade desse produto e, através da participação também na rodada de negócios, identificar possíveis clientes e reforçar nossas parcerias com empresas que atuam em áreas análogas. Ainda de acordo com o executivo, a Unidigital tem interesse em atender a órgãos públicos, Defesa Civil, indústrias, empresas que atuam na área ambiental de todo o Brasil. "Também miramos o mercado externo, especialmente países da América do Sul. Nesse sentido, estamos participando do PEIEX - Projeto de Extensão Industrial Exportadora, patrocinado pela APEX Brasil, para buscar conhecimentos e experiências no projeto de internacionalização da empresa. Nossa expectativa é de gerar negócios de R$ 500 mil até meados de 2014 em função de nossos contatos durante a feira", finaliza.

Sobre a BITS

A BITS - Business IT South America é promovida pela Deutsche Messe AG - maior promotora de feiras do mundo - por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamérica, e pela Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS). A edição 2013 conta com patrocinadores como a TOTVS (www.totvs.com), Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas(www.sebrae.com.br), GETNET (www.getnet.com.br), Banrisul(www.banrisul.com.br ), Governo do Estado do Rio Grande do Sul (www.rs.gov.br ) e apoio da Prefeitura de Porto Alegre (www2.portoalegre.rs.gov.br).

Em suas duas primeiras edições, a feira já contou com a participação de 390 expositores de 22 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Malta, México, Paraguai, Peru, Portugal, Romênia, Suíça e Taiwan) e 21.170 visitantes e profissionais do setor de tecnologia da informação e comunicação. Foram US$ 23 milhões em negócios gerados nos Encontros Al-Invest (rodadas de negócios) e 2.000 participantes das Global Conferences, congresso oficial da feira com palestrantes internacionais.

A BITS 2013 será realizada de 14 a 16 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS e com os seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e mobile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação integrada à BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.

Informações sobre a BITS 2013 em www.bitsouthamerica.com.br

Facebook: www.facebook.com/bitsouthamerica

M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos
Fonte M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos 10/05/2013 ás 20h

Compartilhe

MPEs gaúchas de TI buscam parcerias na BITS 2013