Motocross e rali de carro aceleram nos X Games Foz do Iguaçu

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 18/04/2013 às 11h

 

Os roncos dos motores das motos e dos carros do rali farão a festa do público nos X Games Foz do Iguaçu 2013. Nesta quinta-feira (18.04), primeiro dia de competições, contará com as provas de motocross. As provas da modalidade são as mais esperadas pelo público brasileiro, segundo pesquisa realizada no site oficial do evento. A modalidade é a que conta com o maior número de estilos, serão seis ao total: livre (freestyle), melhor habilidade (best trick), velocidade e estilo (speed e style), salto em altura (step up), melhor chicoteada (best whip) e enduro.

O Brasil é representado por dois pilotos no motocross: Gilmar Flores, mais conhecido como Joaninha (no estilo livre), e Mariana Balbi na prova do enduro.

Outra grande atração na edição brasileira dos X Games é o rali de carro, com os pilotos mostrando as suas habilidades no circuito que mistura asfalto e terra. O Brasil conta com o piloto Nelsinho Piquet, que estreia no evento.

Acompanhe aqui a cobertura completa dos X Games Foz do Iguaçu 2013
X Games mostram potencial brasileiro para esportes de ação, diz Bob Burnquist Douglas Doguete é o representante nacional no BMX Conheça os brasileiros e as vertentes do skate no evento X Games colocam o país na rota internacional dos esportes radicais
Conheça cada os estilos do motocross e a prova do rali de carro:

Moto estilo livre (freestyle)
O motociclista Gilmar Flores, conhecido como Joaninha, é o representante nacional na prova estilo livre. Na prova, os pilotos serão julgados pela complexidade das manobras executadas. Será o campeão o atleta que somar a maior nota de juízes em duas voltas de 75 segundos cada.

Moto melhor habilidade (best trick)
Cada piloto tem duas tentativas de saltar de uma rampa e fazer a melhor manobra na avaliação dos juízes. Diferentemente do estilo livre, a prova conta só com uma rampa para realizar a manobra. Vence quem tiver o maior somatório das duas voltas.

Moto salto em altura (step up)
A prova é uma das mais inusitadas dos X Games. É o salto em altura com moto. Cada atleta tem duas chances para saltar em uma rampa de terra por cima de uma barra vertical. Assim como a prova do atletismo, ganha a medalha de ouro o piloto que saltar mais alto.

Moto melhor chicoteada (best whip)
Nesta prova o motociclista tem a missão de realizar a melhor “chicoteada”. Serão seis atletas na disputa de entortar a moto, durante seis minutos cada.

Moto enduro
A prova do enduro no motocross é considerada a mais difícil dos X Games. Na edição feminina, Mariana Balbi é a representante brasileira. Na prova, a atleta terá que enfrentar os obstáculos de areia, lama, troncos e pedras.

Moto velocidade e estilo (speed e style)
A prova reúne a velocidade e as manobras plásticas. Dois pilotos disputam entre si a prova de quatro voltas no circuito de motocross, tendo de executar uma manobra no estilo livre. O objetivo é encontrar o equilíbrio entre a velocidade e o estilo.

Rali de carro
Em uma pista que mescla asfalto e terra, dezesseis pilotos disputam quatro baterias com quatro competidores cada. Os dois pilotos mais rápidos de cada bateria avançam para a final, enquanto os outros oito se enfrentam na repescagem. A novidade na prova é a estreia do piloto brasileiro Nelsinho Piquet.

A grande atração na categoria é o Travis Pastrana, considerado o favorito na prova. O piloto coleciona 17 medalhas, sendo 11 de ouros. O atleta disputava, até o ano passado, também as provas de moto X.
Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 18/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Motocross e rali de carro aceleram nos X Games Foz do Iguaçu