Mostra apresenta trabalhos do Clube do Pesquisador Mirim

Fonte Ascom do Museu Goeldi 03/03/2013 às 10h
 
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) promoverá, no dia 10, uma retrospectiva dos trabalhos realizados em 2012 pelo Clube do Pesquisador Mirim (CPM). Na cerimônia, que acontecerá no auditório da instituição, em Belém, serão entregues certificados aos jovens pesquisadores, além de troféus a homenageados.

 

Após um ano em contato com métodos e técnicas científicas, aproximadamente 140 crianças puderam realizar atividades de pesquisa, observar o comportamento de animais, aprender conceitos básicos de museologia e ter contato direto com pesquisadores das várias áreas de conhecimento do museu.

Os trabalhos finais dos pesquisadores mirins serão expostos na Biblioteca Clara Galvão e poderão ser utilizados como recurso para pesquisas escolares e nas demais programações educativas organizadas pela instituição.

As crianças foram divididas em turmas com temas previamente selecionados e as vagas foram preenchidas de acordo com as afinidades de cada uma. As análises teóricas e práticas, as pesquisas bibliográficas, os seminários e as visitas técnicas ocorreram a partir dos temas: curiosidades da flora; lagartos da Amazônia; abelhas das Amazônia; meio ambiente e cultura; clube online; e borboletas da Amazônia.

Segundo o coordenador do CPM, o biólogo Luiz Videira, o objetivo não é formar pessoas para que elas se tornem pesquisadores, mas sensibilizá-las para a responsabilidade para com o meio ambiente.

O clube

O Clube do Pesquisador Mirim foi instituído em 1997 e permite aos participantes acompanhar as pesquisas realizadas no Museu Goeldi.

As atividades são realizadas semanalmente, por meio de experimentos e observações, utilização de material bibliográfico, vídeos, jogos e kits didáticos.

Destinado principalmente a alunos do ensino fundamental, tanto da rede pública quanto da rede privada, o COM busca despertar o interesse pela iniciação científica. Para isso, são utilizadas experiências teóricas e práticas tendo como base as pesquisas desenvolvidas no museu.

A cerimônia e a apresentação dos trabalhos finais das turmas de 2012 do CPM ocorrem a partir das 8h30, no auditório do Museu Goeldi e na Biblioteca Clara Galvão, respectivamente. Ambos estão situados na avenida Magalhães Barata, 376, São Braz.

 

 

Ascom do Museu Goeldi
Fonte Ascom do Museu Goeldi 03/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Mostra apresenta trabalhos do Clube do Pesquisador Mirim