Momento Brasil leva a cultura e os produtos brasileiros a Cannes durante o Festival de Cinema

Fonte Agência Febre 14/05/2013 às 20h

AÇÃO PROMOVIDA PELA APEX-BRASIL E SIAESP TERÁ ENCONTROS DE RELACIONAMENTO E NEGÓCIOS VOLTADOS AO CINEMA, À MODA E AO SETOR DE ALIMENTOS, ALÉM DE SHOW DE GABY AMARANTOS, FUTEBOL COM RAÍ, DESFILE DE MODA PRAIA E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS EM UMA PRAIA NA CROISETTE.

A cultura, o cinema e a indústria brasileira de moda e alimentos estarão em evidência durante o Festival de Cinema de Cannes deste ano. Aproveitando a longa relação do Programa Cinema do Brasil com o Festival, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) realizarão o evento Momento Brasil. A praia privativa Le Goéland, no Boulevard de la Croisette, onde ocorrerá o evento, funcionará como uma plataforma onde cineastas, jornalistas e empresários se encontrarão para um café e terão a oportunidade de conferir um Brasil criativo, que oferece produtos e serviços de qualidade em vários setores da indústria, incluindo o cinema.

“O Momento Brasil é uma plataforma para promoção comercial baseada no marketing de relacionamento, que irá apresentar ao público formador de opinião da indústria mundial do cinema a inovação, a criatividade e o estilo de vida do Brasil que estão refletidos na nossa produção cinematográfica e também na moda, na gastronomia e em diversos produtos e serviços do país”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

A programação inclui encontros de networking entre empresários, produtores e distribuidores de cinema, desfile de moda praia, show musical, além de demonstração de produtos de cosméticos, exposição de calçados, degustação de produtos como café, espumante, energéticos, caipirinha e até uma partida de futebol. As entidades participantes são: Abest – Associação Brasileira de Estilistas, Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (por meio do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira – Texbrasil), ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (por meio da empresa Brazilian Secrets Hair), ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e BSCA –Associação Brasileira de Cafés Especiais (com as empresas Café Cooparaiso e Human Coffee), Abicalçados – Associação Brasileira da Indústria de Calçados (empresa Amazonas Sandals), IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho (vinícola Miolo), IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça (cachaça Leblon), Projeto Chefes do Brasil (instalação comestível Jardim de Mandacaru) e ABBA – Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (energético Organique).

Durante o coquetel de abertura, no dia 16 de maio, o chef Diego Lozano, do Projeto Chefes do Brasil - iniciativa da Apex-Brasil para promoção internacional da gastronomia brasileira -, promove a apresentação e degustação do Jardim de Mandacaru, instalação comestível desenvolvida pelo designer Marcelo Rosenbaum em parceria com chefes participantes do Projeto.

No dia 17, haverá desfile de moda praia promovido pelo Texbrasil e Abest, que destacará o trabalho de 15 designers brasileiros que assinam biquínis e maiôs entre os mais procurados no mercado internacional. Participam as grifes Água de Coco, Cecilia Prado Mare, Ellis Beachwear, Iódice, Jo de Mer, Loér, Melt Swim, Poko Pano, Remalola, Sinesia Karol, Alessa, Limonada, Blue Man, Lybethras e Victor Dzenk. Cada uma desfilará dois looks de suas coleções de Verão 2013/14. A grife Amazonas Sandals calçará as modelos durante o desfile.

Para o dia 19, está programada uma partida de futebol com a participação especial de Raí, eterno craque da Seleção Brasileira. O jogo será um momento de descontração e aproximação entre produtores brasileiros de cinema e empresários estrangeiros do setor.

E, no dia 20, na área da praia, será realizada uma festa do Cinema do Brasil para cerca de 800 convidados, com show da cantora paraense Gaby Amarantos, um dos ícones da música brasileira popular atual.

No dia 21, o coquetel de encerramento do “Momento Brasil” servirá caipirinha oferecida pela Cachaça Leblon, que também dará dicas sobre como preparar a bebida tipicamente brasileira.

PROGRAMAÇÃO MOMENTO BRASIL

16/05 – Evento de abertura do Momento Brasil com apresentação e degustação do Jardim de Mandacaru, instalação comestível desenvolvida pelo designer Marcelo Rosenbaum

17/05 – Desfile moda praia organizado pela Abest/Texbrasil também apresentando Amazonas Sandals

19/05 –Jogo de Futebol com a participação do ex-jogador Raí

20/05 – Festa do Cinema do Brasil com show da cantora Gaby Amarantos

21/05 – Happy Hour de encerramento do Momento Brasil

SERVIçO

Plage Le Goéland, no Boulevard de la Croisette, Cannes (França)

Horários de funcionamento

10h às 13h: Acesso liberado para credenciados do Marché du Film, imprensa credenciada pelo Marché du Film e/ou Festival de Cannes e associados do Programa Cinema do Brasil. A credencial oficial será solicitada na entrada.

14h em diante: Acesso somente para convidados.

Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)

O Siaesp é responsável pela gestão do Programa Cinema do Brasil, Projeto Setorial em parceria com a Apex-Brasil dedicado à promoção e distribuição de filmes nacionais no exterior. O Cinema do Brasil está presente no Festival de Cannes desde 2005, divulgando os filmes brasileiros, promovendo exibições de mercado, ações de relacionamento e dando apoio logístico aos produtores. O Cinema do Brasil tem ocupado lugar de destaque nas negociações entre produtoras brasileiras e compradores estrangeiros na área de Mercado do Festival de Cannes. Com o Momento Brasil o Programa fortalece a presença brasileira no Festival deste ano contando com um cenário especialmente preparado para receber a cultura e produtos brasileiros.

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

Agência Febre
Fonte Agência Febre 14/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Momento Brasil leva a cultura e os produtos brasileiros a Cannes durante o Festival de Cinema